6 de junho de 2011

Atualização Buxinho Sombrio

Já se encontra disponível no blog novo post com atualizalção da planta. Clique aqui.


          Hoje acordei sobressaltado...
          Um sonho ruim...
          E para desanuviar, nada melhor que o bonsai, nossa sessão diária de terapia!!
          Esse buxinho já é conhecido aqui e aqui também, com seus defeitos e qualidades, suas possibilidades muito me encantam, pois quero fazê-lo remeter às árvores das florestas sombrias dos contos de fadas, ou de Fangorn a 'floresta mais velha que o mundo' da Terra Média em O Senhor dos Anéis, como se a qualquer momento ela viesse a falar 'entês' através daquele grande uro na sua parte frontal...
          Hoje, pela primeira vez, tomei coragem e fiz uma aramação completa, não só em ramos finos, mas principalmente nos grossos, aliás, eu não só aramei, mas remodelei, fiz curvas, espacei, reposicionei...
          Fiquei bem feliz com o resultado final do processo, agora é esperar mais alguns ciclos do lento buxinho, com adubação frequente, para que haja compactação dos patamares e amadurecimento das ramificações, ramificações estas que deverão parecer mãos velhas para acompanhar toda a simbologia da árvore!!
Vamos às fotos!!

Visão lateral, embora possa dar uma boa rente, não me traz nenhuma emoção ou drama...

Outro lado, já quase as costas da planta

Minha frente predileta, alguns trabalhos ainda serão necessários nesse projeto. O 3º ramo que sobe ao ápice do lado direito será o mais alto e líder no projeto final. C
om paciência chegarei aonde quero.
Visão traseira da planta, gostei 
 Havia um galho, que seria retirado, pois estava em desarmonia com o projeto, ele secou e fiz um jin
 Detalhe do jin, trabalhei a madeira de forma a ficar o mais natural possível, inclusive a cor, numa mistura de tinta verde, azul e vermelha diluída em água e aplicada bem de leve. Ainda refinarei um pouco mais


Vista de cima, na aramação usei dois arames que não são os ideais, mas são os que eu tenho e que me serviram muito bem. Os raminhos usei um bem fino e fui modelando. Já os mais grossos e rígisdos usei um mais grosso, e mesmo assim, em alguns ramos mais rebeldes tive que fazer o processo em duplicidade. Lembrando que quando usamos dois fios de arame para dobrar um ramo, devemos seguir a linha do primeiro já colocado, sem cruzá-los
 Detalhe para a aramação e modelagem dos ramos
 Planta logo após envase e desbaste dos ramos desncessários. Quando o comprei ele era para ser um daqueles buxinhos bolinha de viveiro, mas por apresentar uma ramagem mais espaçada, estar meio fraco e ainda possuir o grande uro, estava de escanteio, paguei por ele na época R$20,00. Não tenho foto de antes de o colocar nesse vaso...
Folhas sem viço, velhas e opacas, resultado do barro em que ele estava naqueles potes de plástico do viveiro, adubação era uma coisa que ele nunca tinha ouvido falar... rs... Galho desarmônico que transformei em jin
 Planta antes da modelagem, foto tirada para o post do dia 15 de maio
 Eu me divertindo na hora do jin
 Faltou a luva, mas os óculos estão ali!
Agora melhor tracionada, melhor aramada, com um jin bem natural...
Acho que o futuro começa a sorrir para esta árvore...
E eu estou bem feliz, com a sensação de que estou no caminho certo...
Realizar esse trabalho hoje me trouxe muita alegria...

Como sempre, fiquem à vontade para comentar!!
Forte Abraço,

Leonardo Couto

17 comentários:

  1. Leonardo..
    Fico muito feliz em ver como você fica bem quando tem tempo o suficiente para fazer o que te agrada..e o resultado ficou maravilhoso!
    Eu que vi de perto todas as mudanças desse buxinho fico perplexo com a evolução que você deu a ele..
    Parabéns!!!
    Aquele abraço,
    John Couto

    ResponderExcluir
  2. Oi John!!!
    Realmente, quando se faz aquilo que gosta, ficar bem é o mínimo que acontece!!
    Obrigado pelo incentivo, mas a mãe natureza e um pouco de adubação deram viço a esse buxinho!!
    Forte abraço,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  3. Leonardo, muito bom o trabalho de aramação! Gostei mesmo, ainda mais quando vc disse sobre Fangorn hehehehe
    Ficou bem ao estilo sombrio como vc disse e a frente escolhida realmente traz essa sensação, de uma árvore velha, com akele galho da esquerda meio caído tentando apoiar no chão como um ent preguiçoso hehehehe
    Ainda chego lá! =P
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Hahaha
    Valeu Rafael!!
    Mas ainda tenho uma longa estrada tanto com meu aprendizado quanto com essa planta!!
    Mas a sensação é essa mesma - Fangorn!!
    Futuramente ele fará parte de um inusitado penjing!!
    E o segredo para aprender é observar as plantas, meter a mão na massa, estudar e se dedicar bastante!! Tenho feito isso! Errar é normal, mas no bonsai muitas vezes dá pra se corrigir...
    Eu não meço esforços para aprender algo sobre bonsai, meu único empecilho é a grana...
    Não tenho como pagar alguns mil reais por cursos de uma semana, mesmo que sejam fantásticos!!
    Então deixo meu aprendizado por conta da observação e sensibilidade que a mãe natureza vai me dando...
    Quem sabe daqui a algum tempo eu consiga pagar!! rsrs

    Forte abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  5. Po Leonardo tenho o mesmo problema, gostaria muito de fazer alguns cursos, comprar centenas de mudas e cuidar delas, mas a grna como sempre me aperta! Sem falar do tempo que eu teria de dedicar a tantas plantas hehehe
    Mas é isso aí, devagar a gnt aprende e aproveita pra cultivart a paciência! abraço

    ResponderExcluir
  6. Com certeza!!
    Agora plantas eu estou com bastante, alguns projetos, alguns em treinamentos, outros mais adiantados... e por aí vai...
    Acho que tô beirando os 50 vasos!!
    Mas é uma delícia acompanhar cada uma delas!!
    Forte abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  7. Leonardo, boa matéria!!!
    Realmente foi um bom trabalho no buxinho, como é uma planta que costuma ramificar bastante, entendo a dificuldade de escolher o estilo para posicionar os ramos.
    Se comigo, talvez faria apenas um detalhe diferente, tentaria manter um ápice mais cônico, tentando posicionar um dos dois galhos mais altos de forma mais alinhada com a base, contudo, é apenas uma sugestão.
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruno!!
    Obrigado!! Fiquei muito feliz com esse trabalho!!
    Na foto em que mostro e descrevo a frente da árvore e do 3º ramo que será o líder e ápice do projeto futuro, farei como se fosse uma meia lua, com as futuras brotações, irei posicioná-lo quase no eixo da base, mas não quero que fique muito simétrico devido ao estilo de árvore que busco com esse projeto, mas obrigado pela opinião!!
    Forte Abraço,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post. Curti muito

    http://thonilitsz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Obrigado!!
    Em cada planta minha tento imprimir a minha identidade!!
    Forte Abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  11. Olá Leonardo! Parabens pelo trabalho muito interessante mesmo...estou começando agora no mundo bonsai e o primeiro prebonsai que adquiri foi justamente de um buxinho ...ontem eu fiz uma
    poda drastica nele...fui podando conforme eu ia me inspirando na natureza mesmo sem querer seguir estilo algum...acabei com um estilo sombrio bem interessante só que parecem duas arvores irmãs uma assustando a outra...muito interessante gostaria de mostrar-lhe como ficou e receber alguma sugestão....

    um abraço!!! Mestre...

    ResponderExcluir
  12. Olá Evandro, muito obrigado pelas palavras!!
    Bom, vamos ao bonsai!!
    Dessa planta eu gosto muito, e tenho mais trabalho pra ela agora no outono, um novo reenvase!!
    Mas quanto a sua, mande fotos no meu e-mail → leocouto29@bol.com.br e me adicione no facebook!
    No que puder ajudar, estarei à disposição!!
    Forte abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  13. Leonardo você é humilde...parabéns!

    obrigado pela atenção...vou adicionar-lhe sim!!!

    vlw...Forte abraço,

    Evandro Gimenez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte bonsai Evandro, é um caminho de humildade, paciência, contemplação e dedicação...
      Quero fazer dessas virtudes o meu caminho para chegar a um objetivo simples e ao mesmo tempo complexo e puro!!
      Aguardo você no facebook!!
      Abraços,
      Leonardo Couto

      Excluir
  14. por favor nos cite como voce aduba essa planta nesse pequeno vaso, como faz pra não mata-la intoxicada e que tipo de adubo utiliza.

    ResponderExcluir
  15. Olá José Carlos,

    Sempre costumo dizer que a adubação deve ser feita como na homeopatia, pequenas, mas frequentes doses, e da forma mais diversificada possível.
    Costumo utilizar bem mais da adubação orgânica. Uso as tortas de mamona e osso, esterco de galinha, adubos líquidos, granulados, cinza de madeira, carvão vegetal. As formas podem ser de solo na maioria das vezes, depositando o adubo nas bordas do vaso, ou fazendo a irrigação quando é algum adubo líquido de cobertura (sempre fazer isso na sombra) e por pulverização de alguns por via foliar, como exemplo biofert em suas variadas formulações. (também na sombra ou pela manhã antes da exposição ao sol)
    A adubação quanto mais variada e frequente, melhor, é como a nossa alimentação.
    A intoxicação se dá pelo excesso de adubo, por isso sempre friso, poucas quantidades, porém com frequência, principalmente nos períodos de crescimento da planta. Eu costumo usar metade do que orientam os rótulos.
    Caso por algum acidente, uma quantidade maior entre em contato com o vaso, retirar o excesso se for sólido ou lixiviar se for liquido é a solução para evitar intoxicação da planta ou queima das raízes.
    Lembrando que essa é a forma que eu utilizo da técnica da adubação, variações acontecem com todos, com o tempo cada um descobre seu melhor método!!
    Espero ter ajudado,

    Grande abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir