15 de maio de 2011

Aprendizado...

Já se encontra disponível no blog novo post com atualizalção da planta. Clique aqui.


Amigos, agora venho compartilhar com vocês um aprendizado que tive com uma duranta.

          Eu havia desfolhado para aramar toda a planta, mas se experientes quebram os galhos na hora do arame, imaginem um iniciante. E o maior medo de quem tá começando aconteceu comigo: na hora que enverguei o galho ele se partiu na minha mão, porém o galho não se separou por completo, apenas o cerne tinha se rompido, a casca ainda se manteve intacta em um dos lados, sabendo que é na casca que a alimentação da planta acontece imediatamente, voltei o galho pro lugar e encapei a área quebrada. Para minha alegria a parte posterior à quebra nada sentiu e continuou o crescimento como se nada tivesse acontecido.

          Se são com os erros que se aprende, após essa esperiência com a duranta resolvi fazer algo super arriscado com esse buxinho.
          A frente que desejo para essa planta é a que possui o grande uro, quero que ela nos remeta às florestas sombrias dos desenhos animados, em que as árvores adquiriam vida para amedrontar os personagens que passavam por perto. Contudo, justamente essa frente possui um galho forte e importante que se direciona pra frente, ao invés de ir para o lado. Eu precisava que ele estivesse ali, mas indo para a esquerda, como a madeira do buxinho, se torna bem dura quando velha, resolvi partí-lo com muito cuidado para manter a casca intacta assim como na duranta, e redirecionar seu crescimento. E assim foi feito!!
Vejam as fotos!!
Percebam que só após a ruptura consegui direcionar o galho para o lado, esse processo foi feito antes da brotação. Na foto a planta já apresenta brotação nova amadurecendo
Percebam que ele já é um ramo segundário de um galho que era principal antes da poda. A cicatriz  que  vai ficar, será  desbastada e fechada. 
Após total amadurecimento das novas brotações, farei um aramamento de refinação nos ramos e encurtarei os dois  primeiros galhos. Houve bastante brotação no início do galho, além da presença de algumas gemas que começam a inchar.
           Como sempre, fiquem à vontade para comentar!!
Forte abraço,

Leonardo Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário