23 de junho de 2011

Azaléia na galeria dos sombrios...

          Bom gente, nessa postagem vou mostrar o que começei a fazer em uma azaléia adquirida há alguns meses...
          Essa planta possuia vários galhos que iam se espalhando, no dia da compra podei alguns e deixei os que poderiam ser aproveitados em um futuro layout...
          Ela estava bonita, pegando sol na casa da minha avó, quando o cachorro da vizinha encrencou com ela e resolveu 'podá-la com os dentes'... é isso mesmo, ele arrancou galhos que eu julgava importante para o projeto final e a planta sentiu um pouco, diminuíram as folhas, mas se manteve viva... e agora começa a preparar os botões para reverenciar a chegada do invernos com várias flores!! Aqui, o inverno começou ontem... Ainda não sei qual a cor das flores, mas em breve posto ela florida aqui!!
          Para começar, descobri madeira morta em alguns pontos do tronco e comecei a ocar... Ficou bem legal e natural, e mais uma vez vou para um caminho místico com essa árvore!! Comecei a trabalhar alguns uros, de um galho morto fiz um grande jin. Mesmo sabendo que na espécie a existência de jins é raro, quis fazê-lo devido ao meu projeto final nessa árvore.
         Com relação aos galhos aramei e os coloquei de modo a começar o esboço de um futuro bem sinuoso... O primeiro galho to tachiagari, modelei acompanhando a forma da raiz que vem logo abaixo dele. O grande galho que sobe junto com o grande jin recém feito, não estará no projeto final, mas não fiz nenhuma poda para não perder as flores, com paciência, após a florada, elimino os que não couberem no layout. E este grande galho, também será um jin
         Pretendo fazer dessa árvore um mago, ou uma bruxa, por se tratar de uma menina, azaléia... rs
Mas o grande jin, será o capuz, os uros no tronco os olhos, o galho do tachiagari, um braço que se lança junto com a raiz tortuosa...
E essa fará parte da minha galeria de bonsai sombrios!!
Vamos às fotos!!
Esse é um desenho, não muito bom por sinal, de como pretendo que ela fique...

 Aqui é de onde surgiu a ideia... rs
 Algumas fotos da planta após os trabalhos de madeira e aramação...




 Aqui vemos um pouco do jin-capuz... rs
 Vista da madeira morta que eu oquei...
 Vista lateral do jin

 Detalhe do jin
 Fotos de antes de começar a trabalhar...



As fotos não ajudaram em nada hoje... não dá pra ver bem um dos jins que eu fiz e que vai ser o futuro capuz do mago...
Mas espero ter podido passar o que pretendo com essa planta, no mais é paciência para esperar a compactação das massas verdes, bastante adubação. Quando ela abrir as flores, posto uma foto por aqui!!
No mais, fiquem à vontade para comentar!

Forte Abraço,
Leonardo Couto

9 comentários:

  1. Cooool idea!!! :-D I like it!

    Greetings,
    Igor

    ResponderExcluir
  2. Ok Igor!!
    Obrigado, também acho bem legal!!
    Leonardo!

    ResponderExcluir
  3. Legal a idéia Leonardo! Além da arte do bonsai em si, agregar uma arte diferente como a estilização artística é muito interessante! Veja só o que fazem com uma espécie chamada Adenium: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16443&highlight=deserto
    Coisa de indonésio hehehehe
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafael!!
    Cara, eu também acho, e como faço bonsai pra mim, pra minha satisfação e comtemplação, tudo é possível!! Uns seguem regras e pra outros, crio as regras!!
    Eu acho linda a adenium, tem um conhecido que está com diferentes variedades de cores a partir de misho, ele ficou de me dar algumas mudas...
    Acho fantástico o trabalho que Robert Steven faz com as suas, vi inúmeras mas em diferentes sites...
    Mas a inspiração para trabalhos mais sombrios veio do site The Art of Bonsai http://www.artofbonsai.org/galleries/halloween09.php
    Tirando algumas bizarrices, vi uns três projetos interessantes, que não ficam com cara de que foi mexido seguindo uma linha naturalística e passa o espírito de Floresta Fangorn... muito vem também de minha paixão pela Terra Média... rs
    Deixo a criatividade, com bom senso, me levar...

    Forte abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  5. Poxa, eu preciso urgentemente melhorar meu lado criativo hehehehe
    Alguns exemplares do link que vc mandou são realmente lindos! Alguns são exentricos demais hehehe
    Adoro o trabalçho de uro, jins e sharis, apesar de nunca ter feito nenhum ainda... Vou comprar uma mini retífica pra mim assim que der e quando eu tiver coragem e axar que já tenho condiçoes de tentar essas técnicas vou aplicar em alguma planta.
    Mais uma vez parabens!

    ResponderExcluir
  6. É verdade Rafael... excêntricos demais... rs
    Mas enfim, eu comprei uma mini retífica ecoffer... preço legal e trabalha numa boa, mas assim que puder vou substituir por uma dremel... Comprei essa mais em conta pra aprender a mexer, pegar intimidade, e tem me sido bem útil...
    Mas paciência caro amigo, a gente aprende quando mete a mão na massa! E na hora certa vai aparecer uma planta para você aplicar as técnicas de madeira morta!!

    Forte abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  7. Fala, Leo, tudo bem? Como está indo esta Azaleia? Estou acompanhando.

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Weverton!!
      Tudo certo, a azaleia está indo muito bem, está desenvolvendo massa foliar!!
      Eu estou um pouco sumido do blog, pois estou com "filho" novo, que vem me tomando bastante tempo, mas em breve volto com todas as atualizações!!

      Forte abraço,
      Leonardo Couto

      Excluir
    2. Tá certo!! Estou acompanhando. Um forte abraço.

      Excluir