29 de junho de 2011

As dificuldades de um velho zimbro...

          Bem amigos, finalmente tomei coragem e pus as mãos nessa velha planta que já apareceu aqui...
          Após dois dias de trabalho, tive a certeza de que apesar de não ter sido o que inicialmente eu pretendia, fiz o melhor possível com o que a planta me permitia e fiquei satisfeito com o resultado final...
          Foram dois dias de intensa reflexão, e esse até o momento, foi meu mais difícil trabalho...
          Mesmo tendo ficado dois dias "de molho em panos molhados" dar formas a galhos tão grossos e fortes não foi nada fácil, uma vez que além da resistência do galho, ainda tinha a resistência dos três fios de arame... haja força e cautela para não ouvir nenhum estalado de madeira se partindo...
          Outra dificuldade: _ Que caminho seguir, que estilo, começar a conduzir para um futuro promissor, adequado à natureza, às possibilidades da planta, respeitando regras básicas e satisfazendo os anseios do principal observador: EU...
          Apesar de toda dificuldade que tive em realizar um trabalho desse sozinho, tive ao fim um momento de extrema felicidade, a felicidade que vem quando percebemos de que somos capazes, de que os obstáculos são para serem superados e que fazer o que se gosta, com amor, é maior que tudo!!!
Vamos às fotos!!
          Como sempre, até que eu compre uma câmera profissional e monte uma estrutura mínima para tirar melhores fotos, a qualidade não está sendo fidedigna à qualidade final que a planta ficou ao fim dessa primeira etapa.
          Quando for a hora de reenvasar essa planta, um reposicionamento no ângulo de plantio fará com que fique mais visível as curvas do tronco, o detalhe do ten-jin acompanhado do shari que abri até a base como se um raio a tivesse atingido. Além de virtualmente proporcionar melhor conicidade a veia viva da planta em contraste com a madeira morta.
          O galho da lateral também será retirado, por hora ainda não sei se faço um grande jin espelhado com a parte viva, se faço apenas um pequeno jin, ou se retiro por completo. Mas por enquanto vou deixar a planta se recuperar da intervenção.
          Essa é a vista lateral da planta, deixando em evidência a sinuosidade que consegui aplicar aos galhos. Agora é deixar crescer para que os patamares verdes se formem e forneçam maturidade á planta!! Adubação frequente com dos mais antigos aos mais modernos!!
          Nesse outro lado da planta podemos ver o shari com os nós da planta, ao longo dos anos e trabalhos sistêmicos será refinado e ainda mais ocado em uros e clareada com líquido-jin.
          Vista superior... agora é esperar o verde preencher os espaços vazios...

          Essa é uma projeção (por favor não reparem em minha habilidade com o paint) aproximada do que será essa planta, com condução correta, adubação frequente e diversificada, creio que em menos de 5 anos ela irá apresentar bastante maturidade e força. 
          No vaso vou buscar um meio termo entre feminino e masculino, retangular marcadamente masculino, mas com a borda do vaso mais mais sutil e feminina em um misto de marrom com musgo sem esmalte, contrastanto o tronco reto, forte principal e masculino, com sua continuação esquia e sinuosa.
          Deu dó tirar todo esse verde da planta, além de dó, medo de tirar mais do que devia, ou menos que o necessário... Mas como estamos em pleno inverno, a planta está em dormência...
          E assim era como essa zimbro era antes de tudo, mesmo parecendo um castiçal, me apaixonei por essa planta, e hoje mais ainda, pois ela me forneceu um enorme aprendizado...

Fiquem à vontade para comentar!!

Ahh, já podem conferir nova atualização dessa planta, clique aqui!!

Forte abraço,
Leonardo Couto

2 comentários:

  1. Olá Leonardo (Rui aqui!LoL)

    Esta é certamente uma formação arrojada que pediu muita coragem e com material que à partida não é nada fácil.
    O tronco direito e os ramos partindo todos do mesmo sitio exigiram que você usasse toda a sua fantasia para tentar criar uma imagem credível, e acho que você deu um muito bom começo a este material!!!
    Penso que o Jin do ramo que se dirige para a direita embora possa dar contrabalanço à massa de folhagem da esquerda não contribui para o dinamismo da árvore tornando-a demasiado simétrica!
    Criando com esse ramo um Jin curto e colocando no futuro a árvore plantada no seu vaso final para a direita irá na minha opinião criar mais assimetria com balanço.
    Vendo uma das fotos que mostra a árvore vista de cima permite-me dizer que no futuro será possível encurtar o ramo principal para a esquerda tornado a massa de folhagem mais compacta e também mais em sintonia com a grossura do tronco na base pois de momento acho toda a massa verde demasiado pesada em proporção ao tronco.
    Contudo acho que você fez um muito bom trabalho na formação dos ramos (o arame é que...LoL) e deu eficazmente à árvore uma boa profundidade utilizando ramos traseiros.
    Nas montanhas existem árvores assim que perderam o topo vivo devido a imtempéries ou doença e seca e embora o tronco no seu Tachiagari seja direito, formando os ramos menos luxuriantes também eles mostrando o rigor das condições em que vive uma árvore semelhante dará uma imagem austera mas interessante.
    Quero dizer no entanto que estas são sómente as minhas opiniões e estas podem não coincidir com a sua imagem mental da árvore.
    Importante é que desenvolva o seu próprio estilo mesmo indo por vezes contra tudo o que os outros lhe dizem desde que seja baseado na história que você quer contar da árvore.
    E embora não o conheça tenho a certeza que você tem ideias muito próprias.
    Mas ao dizer isto também estou consciente do facto que se você alguma vez estudar com um Mestre nesta Arte terá de aprender a ter a humildade em reconhecer que de facto não sabe nada e por vezes será a sua lição fazer coisas com as quais não está de acordo!
    Mas enquanto isso não acontece aproveite e seja um pouco teimoso!!!LoL

    ResponderExcluir
  2. Olá Rui!!
    Mais uma vez admirado com sua presteza em ajudar um mero iniciante...
    Muito obrigado mesmo pelas sua valiosíssimas sugestões!!
    Pode ter a certeza de que no dia em que eu puder ter ensinamentos com um Mestre, eu vou ter a humildade, paciência e obediência para aprender, aliás, é tudo o que mais quero, mas faltam oportunidades...
    Com relação á árvore, realmente foi bem difícil pra mim... sozinho, sem prática, mas graças a Deus tenho imaginação e vontade de crescer nessa arte!!
    Acho que estou no caminho certo com essa árvore, e plantá-la a direita vai ser ótimo, você me deu uma ideia que ainda não tinha tido... vai ficar ótima e muito mais fidedigna a história que quero passar com ela!
    Áustera, dinâmica e secular!!
    Muito obrigado mais uma vez!!

    Forte abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir