15 de maio de 2011

Ferramenta para madeira morta

Olá amigos!!

          Hoje não trago nenhum bonsai, mas uma ferramenta muito útil para nós amantes que começamos a nos aprofundar um pouco mais nessa arte.
          Conforme a gente vai se informando, conforme plantas mais brutas vão aparecendo, e conforme a vontade em ter na coleção algo mais expressivo, com sinais evidentes da longa idade vai surgindo, precisamos buscar novos horizontes e novas formas de trabalhas nossas plantas.
E o sinal claro de envelhecimento que falo aqui é a madeira morta.
          Conhecida como jin ou shari, esse trabalho de madeira morta através de galhos secos, fendas, uros ou lapidações artísticas, consiste numa técnica de trabalho no cerne da árvore, que é a parte interna do tronco - basicamente, o caule de uma árvore se divide em duas camadas mais vísiveis - a veia viva, ou casca do tronco que é por onde a planta se alimenta através dos fluxos de seiva no floema e xilema e a madeira propriamente dita, o cerne. (Lembrando que um tronco tem inúmeras camadas, mas as mais vísiveis e de uso prático pra nós são basicamente estas)
          Na natureza esse trabalho da madeira morta ou exposta através de jins, sharis e uros levam de décadas a centenas de anos para se formarem, por isso são tão valorizados no bonsai como característica de longevidade da planta.
          No bonsai utilizamos formões, estiletes, faquinhas e o que estiver à mão que seja afiado para fazer esse trabalho, já usei um bisturi como mostra o post gabiroba.
          Porém cada planta uma necessidade, e a bougainvillea já postado aqui, precisa de uma ferramenta mais eficaz para o trabalho de ocar o grande tronco, e para isso adquiri uma microretífica para fazer o trabalho.
          Confesso que ainda vou fazer algumas tentativas em tábuas de madeira para aprender a usar a máquina, mas não me pareceu difícil o manuseio em primeiro contato.
Seguem aqui as fotos da ferramenta, não é nenhuma Brastemp, mas atende às minhas necessidades.
  
          Comprei a microretifica + kit com 70 ferramentas por R$ 128,00. As peças vão desde de escarificação de madeira até corte de alumínio, polimento, lixamento, gravação em vidro entre outras funções, achei bem completa e acessível.
          Antes do fim do inverno pretendo fazer o trabalho na bougainvillea, e todo processo será postado aqui nesse meu diário de bonsai.
Forte abraço,


Leonardo Couto

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Comprei aqui pela cidade mesmo, mas na internet você acha fácil, fácil... até melhores!!
      Joga no google, microretíficas que aparecerão dúzias, te indico da Makita ou Dremel!!

      Forte abraço,
      Leonardo Couto

      Excluir