28 de março de 2011

Bougainvillea - a dúvida sobre qual caminho seguir...

Comprei essa bougainvillea em um horto na cidade de Rio das Ostras/RJ há mais ou menos uns dois anos, quando a comprei ela era uma bolota de galhos para todos os lados, mas mesmo assim pude perceber a linha do tronco principal dela, além de uma casca incrível e uniforme. Ela era uma planta com enorme potencial.
Por incrível que possa parecer eu paguei míseros R$ 8,00 nessa maravilhosa árvore, que estava jogada em um canto qualquer...
O estado em que estava quando a comprei, infelizmente não pude fotografar, a câmera estava com minha mãe... Para enfrentar as pouco mais de duas horas de viagem de lá até minha cidade, tive que providenciar de imediato uma boa limpeza de galhos, o que diminuiu bem sua massa e deixou ainda mais em evidência seu tronco, aliás, seus dois troncos que ainda não sei qual escolher como definitivo...
Após esse tempo comigo, as adubações, retiradas de galhos aqui e acolá, hoje fiz mais uma boa limpeza nela e direcionei alguns de seus galhos.
Vamos às fotos!!
E aqui o centro de minha dúvida...
Seguir com o ápice em primeiro plano à esquerda? Ou o ápice do segundo plano à direita?
Um dos dois terão de ser eliminados, pois ambos são fortes e disputam a atenção do observador gerando uma desarmonia no conjunto. 
Para complicar um pouco mais a situação o primeiro galho à direita sai do tronco de segundo plano, e o segundo galho sai do tronco de primeiro plano... confuso não?! Complicado... O que fazer?! 
Observem...
Se eu resolver eliminar essa parte da frente e optar em ter como ápice da planta o galho que está em oposição ao galho aramado (no meio à direita), terei uma cicatriz muito feia e um risco grande de perder o 1º galho aramado à esquerda...
Cheguei a duas possíveis soluções. Abaixo, dois esquemas, trabalhano as duas hipóteses a cima...

Nessa projeção temos o tronco do 1º plano como principal formando o ápice, e a transformação do 2º em jin, aproveitando ainda o 1º galho à direita. Dessa forma a árvore fica mais compacta, com uma proporção boa, somando ainda a casca do tronco que vai até o ápice.

Já nesta o tronco principal passou a ser jin com o 1º galho à esquerda aproveitado, e o tronco do segundo galho se dividindo em dois ápices. Já nesse esquema a árvore parece melhor distribuida e mais longílinea, fica mais alta, apresenta maior conicidade e expressão, perdendo apena em tamanho e a casca que pode apresentar difereças...
Fotos da planta antes do trabalho de hoje, iniciando uma nova brotação. A Primavera tem um metabolismo super rápido, podendo fazer seu ciclo completo mais de uma vez no ano.
Há quase um mês fiz uma desfolha e limpeza de galhos nela. As cicatrizes maiores rentes ao tronco vou transformar em uro.
Detalhe para a base com as raízes expostas antes da cobertura fina com húmus e adubação com farinha de osso. O nebari dela ainda tem muito a ser trabalhado, quando for transplantá-la verei qual caminho a planta me indicará.
Frente antes do trabalho de hoje.
Sugiram, critiquem, elogiem, comentem ou opinem!!!
Abraço,

Leonardo Couto

11 comentários:

  1. Olá Leonardo

    Eu penso que utilizar o que você chama como o galho da direita como continuação do tronco e fazer dele o topo iria ser uma muito má opção.
    Isto porque a linha do tronco iria definitivamente perder em interesse e movimento.
    Na minha visão não é necessário eliminar um dos dois "galhos".
    Ao eliminar o galho da direita fazendo dele um Jin vais criar o problema de não teres suficientes ramos para fazer uma estrutura mais ou menos convincente de ramos.
    Penso que a linha de tronco mais bonita é a de utilizar o galho da esquerda para fazer com ele o topo e manter o galho da direita mas encurtá-lo tirando-lhe o actual topo e deixando o ramo traseiro que precisa de ser encurtado pois é demasiado longo sem conicidade nem movimento e o ramo que sai à mesma altura deste para a direita assim como o ramo que cresce na sua base.
    Na natureza à muitas árvores folhosas ou caducas que crescem com este tipo de crescimento.
    Ou seja um ramo que durante o seu crescimento tentou competir com o topo para tomar a liderança mas que não conseguiu tornar-se o líder e com o tempo se inseriu na silhueta e estrutura de ramificações da árvore.
    Algumas pessoas irão dizer que isto não segue as regras.
    Eu por contra irei opinar que não segue as regras das coníferas (até mesmo estas apresentam também este tipo de ramos na natureza) mas esta árvore é uma folhosa e na natureza elas apresentam este crescimento.
    Tentar fazer uma árvore que siga as "ditas" regras por vezes não é a melhor solução.
    O melhor é tentar criar uma árvore com o seu próprio carácter!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rui, muito obrigado pela opinião!!

    Bom, depois de postado começei a rever as fotos e pensar nessa hipótese, pois uma vez vi um bonsai de ácer que é exatamente assim como você falou e exatamente como esse bougainvillea pode ficar...
    Eu prezo por um aspecto natural da árvore também, pensando nela na natureza...
    Mas fiquei com uma dúvida...
    Você diz que devo retirar o atual topo do segundo galho, encurtar o que está aramado, e também retirar o que sai na mesma altura para a direita?! É isso?!
    Assim sendo, ela vai parecer com o 2º desenho, sendo que com o galho da esquerda como principal, sem nenhum jin.
    Mais uma vez obrigado, e acho que você tem toda razão, vou seguir nessa linha...
    Abraço,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  3. Olá Leonardo
    É dificil falar comentando fotos pois restas muitas vezes enganam!
    A parte logo acima do ramo aramado eu iria cortar.
    Dos ramos que ficam ao mesmo nível o aramado e o outro que se dirigi para a traseira o da traseira esse ei iria encurtar pois não tem nem movimento nem conicidade.
    Assim o topo da árvore (ou continuação do tronco) seria o "galho" da esquerda.
    Desculpe estas explicações e acima de tudo espero que eu tenha visto bem as fotos para compreender a estrutura da árvore.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Rui,

    Você está certo sim, entendi bem agora...
    A sua linha de raciocínio está certa.
    Confirmo-te que as fotos não o estão enganando...
    Esse será o melhor caminho para o futuro dela!!
    Muito Obrigado,

    Forte Abraço,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  5. olá leonardo!
    hoje gostaria de uma sujestão.
    achei um site chamado aido bonsai, não sei se você já conhece segue o link:
    http://aidobonsai.wordpress.com/
    como eu já estava procurando outro pré-bonsai ou mudas achei os links de lojas de bonsai,entre elas uma me chamou mais atenção pois os proddutos são atualizados e não tão caros. segue o link:
    http://www.obonsai.com.br/loja/index.php
    na categoria de pré-bonsai me interessou os kits para iniciantes mais especificamente o 5.
    achei o preço bem acessivel em relação a quantidade das coisas nele incluidas e meu pai também achou rasoável.
    gostaria de saber se você conhece esta loja, se o preço ou a qualidade são duvidosos, ou se você conhe outra loja virtual que seja confiável
    muito obrigado mais uma vez pela atenção :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Thiago,

    Eu particularmente não costumo comprar itens pela internet...
    Se você já tem o hábito, tudo bem. Hoje tudo está muito mais seguro. E como essa é uma área muito específica, melhor ainda quanto à credibilidade.
    Quanto ao site conheço os dois sim.
    Mas te sugiro uma coisa...
    Não seria melhor você comprar uma planta bruta em um horto?! Você escolheria a planta, assim como fiz com esse bougaivillea da postagem.
    Vá em um horto e começe a andar sem rumo, analise cada planta, veja sua estrutura de galhos, nebari, casca dos troncos, mesmo que esteja em um pote grande ou lata...
    Nos canots dos viveiros sempre há algo com bastante potencial...
    Quanto às ferramentas comprei as minhas em lojas especializadas aqui mesmo em minha cidade.
    Te indico outro site que já comprei algumas publicações...
    www.idealbonsai.com.br

    Forte Abraço,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  7. sim leonardo, também acho muito mais proveitoso e divertido procurar pelas mudas em viveiros, mas acontece que aqui na cidade de são paulo a situação é um pouco complicada.
    pra começar os meus pais são meio que super protetores e não me deixam sair muito,e também, na região que eu moro, não tem viveiros. umas floriculturas e outras, mas nem se compara.
    mas muito obrigado pela dica, começarei a prestar mais atenção para ver se acho um ou outro horto por aqui

    abraço

    ResponderExcluir
  8. olá leonardo.
    realizarei uma compra de pré-bonsais pelo site do ideal bonsai que você me recomendou, e realmente neste, pude observar que os produtos têm qualidade além de maior variedade.
    comprarei dois pré-bonsais de em média 2 anos.
    um será uma caliandra rosa, que como disse em um de seus post são bem recomendadas para iniciantes.
    e ainda estou em dúvida sobre a segunda muda. Achei duas mudas bem legais a primeira é de uma serissa (depois dê uma olhada la no site para comparar)se não me engano, se fizer uma busaca de pré-bonsais por classificação de espécies, é a primeira foto.
    e a segunda é uma muda de shimpaku( sexta foto)
    achei interessante o formato dele pois no youtube tem um video do mestre osamu hidaka fazendo a estilização de um junípero, e achei este shimpaku bem propício a um trabalho parecido (claro que daqui a usn bons anos hehe)
    Entre estas duas mudas, gostaria de uma sugestão de qual seria a melhor opção, qual é de cultivo mais fácil, qual muda tem um formato mais interessante...
    comprarei também adubo para minhas futuras três mudas(contando com o ficus aqui)e estou na dúvida entre torta de mamona com farinha de osso e osmocote você poderia me explicar qual seria a melhor opção?

    muito obrigado e forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Thiago!

    Bom, vejo que sua ansiedade tá bombando!! rs
    Mas vamos às plantas!!
    Dentro do que você me falou, por você estar começando o seu contato, eu indico com 100% de certeza a caliandra!
    Por quê? Ela é muuuito resistente, tem folhas apropriadas e floração intensa!
    Com ela você vai poder observar com maior nitidez o ciclo de brotação, acompanhando a fisiologia da planta...
    O que em um shimpaku é bem mais complicado devido ao seu lento crescimento e formato...
    Eu deixaria o shimpaku mais para frente, quando você já tiver um pouco mais de entendimento da espécie... Ele precisa de sol o dia todo, em todas as suas agulhas. Todas as coníferas se deixarem de pegar sol em algum lugar, suas agulhas inevitavelmente secam.
    Com relação à serissa, eu não tive boas experiências...
    Acho linda, mas vou esperar um pouco. Ela também gosta de bastante sol e calor, mas é bem sensível ao transplante por exemplo, e às vezes secam do nada, sem motivo aparente nenhum, gostam de sustrato com barro em sua composição.
    É até inlógico, meu pinheiro negro está a pleno vapor em brotação e eu perdi uma simples serissa. Mas no bonsai é assim!!
    Agora um momento de controvérsias...
    Eu praticamente só uso adubo orgânico, alternando entre torta de mamona(TM) e farinha de osso(FO), orientado pelo meu mestre Sr. Namizo.
    Em período de crescimento, brotação mais acelerada, intercalo TM e FO de 15 em 15 dias, uma quantidade bem pequena, a ponta da faca. Lembre-se, adubando pouco com frequência a eficácia é garantida, adubando bastante esporadicamente você pode matar a planta pelo excesso na hora da adubação.
    O osmocote é uma adubação química, e segundo meu mestre, a adubação química é necessária uma vez ao ano. Em via de regra, pode se usar no início da primavera, onde o ciclo de crescimento se acelera, e por ser de liberação lenta, cerca de 120 dias, ele vai suprir as necessidades da planta nesse período. Mas a torta de mamona e farinha de osso também tem NPK. Isso é uma questão de escolha, existem inúmeros adubos, orgânicos, com macro e micronutrientes, químicos e diversas formas de obtenção e aplicação, cabe a você escolher o que melhor lhe cai.
    Eu uso TM e FO, às vezes algum foliar, às vezes um de liberação lenta.
    Mais uma vez o tipo de adubo vai depender da necessidade da planta em cada período, vale a paciência e a observação!!

    ResponderExcluir
  10. olá leonardo, comprei pela ideal bonsai um pré-bonsai de caliandra (2,5 anos)e outro de pyracantha ( 3 anos)que acabaram de chegar. a caliandra gosta de bastante luminosidade, solo úmido e é preciso proteger de frios muito fortes. certo?

    a pyracantha gosta de bastante sol mas devemos proteger das horas mais quentes nos meses de verão, também gosta do solo úmido cuidando para não encharcar.certo?

    comprei também fertilizante TM + FO que pretendo adiministrar em todos de 30 em 30 dias.
    a caliandra tem um tronco enclinado e uma boa copa, pretendo deixá-la com uma copa baixa e larga e a pyracantha apresenta um bom movimento de tronco comoçando com uma curva para esquerda e depois virando para direita o que pretendo usar para criar um moyo-gi.
    mas tudo isso apenas daqui a uns bons anos, temos não só que pensar no futuro mais também prestar atenção no presente, e que agora o mais importante é dar tempo ao tempo e deixar as plantas descançarem, apenas observando, estudando e aprendendo.
    só escrevi para tirar as dúvidas acima quanto a forma de cultivo das espécies.

    muito pbrigado mais uma vez e forte abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá Thiago, tudo bem?!

    Desculpe-me pela demora na resposta, mas estive muito atarefado com problemas pessoais...
    Enfim..
    Duas boas aquisições!! Siga esse padrão de cuidado, mas lembre-se, ambas as plantas são de pleno sol, quanto mais sol as mesmas pegarem mais se desenvolverão e florecerão!!
    Conquanto às regas sejam frequentes, pois com sol forte às vezes se torna necessário duas regas diárias ou mais dependento também do tamanho do vaso, quanto menor, mas água ele deve receber, pois a evaporação é mais rápida...
    Sol e umidade!! Esse é o segredo!
    A adubação, alterne a TM e FO, estamos para entrar no inverno, o crescimento se desacelara um pouco, pode fazer em um mês a TM no outro a FO até que cheguemos à primavera, aí sim você pode aumentar a frequência, mas sempre em pouca quantidade!!
    Forte abraço,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir