22 de março de 2011

Jabuticabeira - Minha primeira planta

Foi com essa jabuticaba que tudo começou...
Ganhei de presente do John.
Achei um máximo, uma frutífera em bonsai, pequenininha...
Pensava duas vezes antes de podar suas folhinhas, e quando o fazia ficava todo feliz e pensava " estou evoluindo"...
E realmente estou, essa planta cresceu, passou pelas imperícias de um iniciante, mas está comigo, firme e forte.
Passado alguns anos ela cresceu bem e já esboça um estilo...
Mas acompanhem como ela era em seus tenros dois anos...


























































































Tronco fino, sem ramificação e sem nenhum atrativo...
Passado o tempo, após transplantes, pragas, cochonilhas, secamento sem motivo aparente e muito cuidado minucioso, finalmente ela tem apresentado uma brotação mais intensa e já vislumbrei seu futuro...
Pretendo que ela seja em estilo Han Kengai, o semi cascata e shakan, com o tronco inclinado. Nada muito pronunciado ou alto, algo mais sereno e suave assim como costumam ser as jabuticabeiras...
Aqui está ela...
Já tomando forma... Ma com uma longa jornada a frente...
















































Pretendo que ela fique mais ou menos assim

















Desculpem a qualidade da foto, mas é com essa estrutura de copa que eu quero que ela fique, três almofadas, a da cascata a do lado oposto e a apical.
Não quero mais que isso para que ela não fique muito longílinea devido ao seu tronco não ser muito expressivo...
Bom, é isso!!
Comentem, sugiram!!
Abraço,
Leonardo Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário