23 de março de 2011

Estilização Juníperus Comunnis

Hoje trago para vocês a minha mais ousada estilização até o momento!!
Trata-se de um junípero que já tenho a quase dois anos e até então nada de anormal, a não ser as adubações...
Tudo começou com um convite para fazer um bonsai em um programa de TV chamado Atual que passará amanhã (24) a partir do meio dia no canal SBT. Assistam!!!
Foi o máximo, estou com aquele ar de satisfação, de sentimento de que eu sou capaz, estou muito realizado com o começo desse trabalho nesse bonsai!!
Vamos às fotos!!
















































Depois de quase duas horas apenas para tirar a planta da lata e mais duas horas destorroando o torrão, eis que começei a podar as raízes, e para meu espanto ele apresentava bastante raiz fina e pouquíssimas grossas. Assim sendo preparei um substrato bem drenante , com uma boa granulometria para maior saúde dessas raízes. No preparo utilizei porções de casca de pinus, caco cerâmico, terra preta, areia para gato e um pouco de húmus.
No estilo da planta optei por fazer um grande jin que ainda vou refinar e trabalhar melhor, ficando de acordo com a proporção da árvore, que não deverá passar de 20 cm no futuro, hoje ela tá com 14cm.
Pretendo ligar esse jin através de um shari a uma raiz sinuosa que levanta da terra, como se a árvore tivesse sido levantada por um forte vento.
No mais é aumentar a densidade dos futuros patamares verdes e seguir com uma boa adubação.
O vaso também mudará daqui a alguns anos, por um mais baixo e mais compacto com cor escura.
Voltemos às fotos!!





Depois posto o vídeo do programa!!
Fiquem a vontade para sugerir, criticar e comentar!!
Abraços,
Leonardo Couto

6 comentários:

  1. cara, em primeiro lugar parabens pelo blog está realmente muito legal. estou começando agora na arte do bonsai e a tempos que procuro um blog atualizado onde possa esclarecer minhas dúvida. e ter achado o seu foi como ter ganho na loteria, pois vejo que se dedica bastante ao bonsai e que sempre atualiza o blog.
    só não sei por que as pessoas não comentam muito , pois é um blog muito bom e informativo.
    com relação as dúvidas, posto em outro momento, pois agora estou meio sem tempo,mas estarei sempre acompanhando seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago, muito obrigado pelos elogios!!
    Realmente eu tenho imenso amor às minhas árvores!!!
    Procuro tentar perceber o que a planta me diz, com o tempo você começa a desenvolver essa percepção...
    Com cuidado sistemático, observação, atenção, estudo e amor ao que se faz, você consegue construir o bonsai mais perfeito, pois ele se torna o reflexo das virtudes que você vem construindo dentro de você...
    Bem vindo ao clube!

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado pelas boas vindas leonardo!
    agora que tenho um pouco de tempo gostaria de fazer algumas perguntas.
    começei a me enteressar por bonsais em dezembro do ano passado. e passei a pesquisar bastante sobre esse assunto: espécies propícias a bonsais, cuidados com eles, estilos de bonsais, podas, regas,etc...
    e em janeiro consegui meu primeiro bonsai de ficus em uma floricultura perto de casa,escolhi o ficus pois li que é uma espécie boa para iniciantes pois é bem resistente a condições adversas. mas como ainda não conhecia muito do assusnto, esqueci de perguntar para vendedora sobre o subtrato, e sobre a idade.mas ela me disse que era bem novinho,e de fato não parece ter mais de um ano.ao voltar para casa,podei alguns galhos que estavam saindo da silhueta e como as raízes já estavam até saindo do vaso podei-as um pouco também. ele tem o tronco trançado e (por isso acho que se adapta mais ao estilo nejikan) e liso com suas folhas concentrados na copa. gostaria de saber se é preferível esperar até a primavera/verão para observar sua brotação ou se posso aramar para abaixar seu centro de gravidade,pois suas folhas estão brotando muito em cima e quase nada dos lados.obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  4. Bom Thiago, antes de mais nada vou dizer para você ter paciência...
    O que com certeza você já leu em algum lugar e percebeu que é preciso...
    O ficus realmente é uma espécie legal pra gente que tá começando...
    Mas ao longo do tempo percebi que depende da variedade de ficus...
    Pelo que me disse creio que esse seu ficus trançado seja um benjamina, arrisco dizer ser o variegata (com as folhas mais claras nas bordas)
    Caso seja esse, sem querer desanimá-lo, tenho um que entre todos é o que mais me dá problema... rs
    Percebi que ele é sensível ao transplante, muito suscetível a uma praga chamada trípes (bichinhos finos e pretos que fecham a folha e se agrupam em seu interior) e bicho mineiro (parecido só que ele faz trilhas pelas folhas ao se alimentar)
    Não sei como é o clima de sua região, mas estamos para entrar no outorno, ainda dá tempo de você mexer nela sim, mas cuidado!
    Muito cuidado ao aramar esse ficus, ele cresce rápido e seus ramos podem ficar marcados ou até ser enforcado...
    Tente tracionar os galhos que você deseja conduzir, assim ó:
    → Coloque o arame com um pouquinho de folga em um ponto forte do galho, puxe e prenda na borda ou fundo do vaso, mas cuidado para não puxar muito pois ele também quebra com certa facilidade.
    Ele gosta de bastante umidade e também muito sol, mas não afogue sua planta!!!
    Eu particularmente prefiro o ficus retusa, tem um crescimento bem vigoroso, folhas menores e super resistente a podas, pragas, sol, e principalmente a nós iniciantes!
    Além de ter um potencial incrível para bonsai.
    Segue o link de um para que você identifique a folha, principal forma de identificar os fícus http://www.jardins-interieurs.com/v3/images/especes/ficus.retusa.jpg
    Eu tenho três dessa espécie, proveniente de misho (sementes) e já estão sendo estilizados em um período impressionantemente rápido. Eu peguei as sementes de uma árvore que tem por aqui, uma bolinha daquela tem dezenas de miudinhas sementes.
    Mas em tudo que você for fazer, faça com calma, paciência e moderação, lembre-se que um ramo que você deixar de tirar hoje, amanhã ou depois ainda dá pra tirar, caso você tire um muito cedo, ele não volta!!!
    Pode a ponta de cada galho, ali se concentra a gema apical que libera um hormônio que inibe a brotação da gemas laterais, este sendo eliminado, favorece a ramificação do galho e consequentemente as suas laterais!!

    Espero ter ajudado de alguma forma, qualquer dúvida, se puder, ajudarei numa boa!!
    Forte abraço,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado leonardo pela prontidão de suas respostas, realmente aprecio isto e sem dúvidas foi de grande ajuda, pela sua descrição creio que meu ficus seja variegata, com a borda das folhas verde bem claro, mas o meu não apresentou nehum dos problemas que você citou, pelo contrario, nas preimeiras duas semanas após a poda ele começou a brotar de novo, moro em são paulo e não sei se isso pode ser influência do clima.
    farei o que me aconselhou, podarei a ponta donta dos galhos e colocarei o arame apenas em alguns em que acho que se forem colocados para baixo me ajudarão a ter uma copa mais redondinha. minha única dúvida é por quanto tempo devo deixar o arame antes de tirar?
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez você deve lançar mal da virtude da observação...
    Por estarmos no outono, naturalmente as árvores vão diminuindo sua atividade para se preparar para a dormência do inverno...
    Isso é mais forte nas regiões de clima temperado.
    Dependendo da região de São Paulo que você mora o clima pode ser de altitude, o que faz com que a planta diminua, desacelere o crescimento.
    Você vai ter que observar, geralmente depende da expessura do galho, a condução ser branda, ou mais intensa...
    De repente uns dois meses são suficientes para galhos mais novos, porém dentro desses dois meses você tem que observar se o galho está engrossando, e estando, você deve retirar o arame para não marcar, e refazer todo o processo, até que já esteja da forma como você espera!!
    Abraço,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir