8 de agosto de 2011

Arrumando o Kuro Matsu

          Como dito no último post, nesse vamos ver o resultado do evento do dia 30 em meu pinheiro negro. Com a ajuda do mestre Luciano Benyakob e do amigo Rodrigo Dias, fizemos o transplante e o tracionamento dos ramos da planta melhorando o desenho do seu estilo clássico.
           Como já era de se esperar, e como eu já havia dito no último post dessa árvore, seu substrato estava péssimo, retendo água, sem condições de promover capilaridade das raízes e com poucas micorrizas (fungo altamente benéfico às plantas, em especial ao PN, localizado nas raízes facilitando a assimilação dos nutrientes + água, e que é conseguido através do acúmulo de agulhas velhas retiradas na pinçagem dos pinus em locais escuros como sacolas, potinhos para misturar ao substrato e conseguir a proliferação desse fungo.)
         Dessa forma, utilizamos uma mistura própria para a espécie que o amigo Jair disponibilizou e acrescentamos um pouco mais de caco cerâmico para promover maior drenagem, já que o pinheiro não gosta de solos encharcados como estava antes. Apenas com a mudança de solo, algumas horas depois a planta parecia já ter assumido outro verde, um verde mais vivo e brilhante. No sítio eu disse aos amigos que tinha dado sorte com a planta, que mesmo após uma queda, quebra do vaso, perturbação do torrão e das raízes e pouco sol, a planta ainda sim insistia em brotar vigorosamente mesmo no inverno. Realmente com ela tive sorte!!
            Para não dar mole ao azar, resolvemos que o melhor para ela, após o transplante, seria tracionar os galhos ao invés de aramar. Por que? O PN é uma espécie bem temperamental, qualquer excesso pode matá-la. Alguns podem argumentar que a aramação é uma atividade que não interfere tanto na fisiologia da planta, porém as dobragens que realizamos alteram o fluxo da seiva devido à torção que fazemos no galho interferindo diretamente no floema e xilema nas subcamadas da madeira, e isso no pinheiro, devido à sua sensibilidade, é tão decisivo que colabora para o backbudding, pois fere a planta e a força emitir novos brotos. Eis o porquê, no momento a planta deve se preocupar apenas em emitir novas raízes e crescer livre para restabelecer suas forças, se preocupar com raízes mais recuperação da ferida das dobragens e futura brotação, estressaria a planta demais, com risco fatal.
            Agora vamos às fotos!!!  
            Vocês podem estar se indagando agora sobre aquele galho morto que propositalmente deixei como jin. O fato é que da queda, do pouco sol e do substrato ruim, alguma marca tinha que ficar, e esse galho seco é essa marca, sua história de vida, assim como acontece na natureza, e embora esteja sem muita expressão, ele preenche um lugar que ficaria vazio se fosse retirado, até mesmo se eu o encurtasse, o espaço virtual seria muito vazio, então aliado à história de vida dessa planta e ao apelo estético resolvi deixá-lo, pois, em minha opinião é o melhor a fazer. Estou começando o trabalho com líquido jin e estou pensando em alguma forma para engrossar esse jin para melhorar sua harmonia com o restante.
Detalhe para o vaso do amigo Sami Khozan que além de ser um cara alto astral, fabrica essas peças maravilhosas, que além de estéticas promovem o bem estar da planta, pois conforme ele me disse, os vasos colaboram na proliferação das micorrizas, já confirmados por outros bonsaístas.
Detalhe também para o nebari do meu queridinho, raízes lindas, sinuosas e que agora aparecem para lhe conferir mais idade.
Segunda vez que eu esqueço de conferir a frente do vaso em um exemplar redondo, a primeira foi com uma caliandra que em breve estará qui em um vaso Isumi... Mas no próximo transplante a gente corrige isso assim como uma escolha mais acertada para o caráter feminino da planta, com um vaso redondo de bordas menos proeminentes e masculinas, por um mais suave e harmônico com o estilo alto e feminino da planta.
Vista lateral direita
Vista lateral esquerda
Vista de trás
Momento de trabalho
Justamente na hora em que eu fui comer... Pááhh! Tiram a foto...rsrsrsrs
E aqui, alguns meses atrás, em um vaso com fundo adaptado, um verde fosco, as agulhas secas do galho morto, as agulhas longas pela falta de sol... enfim... um caos...

            Mas o que tenho a dizer que a grande mudança foi em mim, tive novas visões e novas formas de visualizar a planta, assim como mexer, exercer o bonsaismo como filosofia de vida, de amor, companheirismo e cumplicidade, uma estilização em minha vida, obrigado a todos do Papa-Goiaba bonsai Clube!!
Como sempre, fiquem à vontade para comentar!!

Forte abraço,
Leonardo Couto

4 de agosto de 2011

Um sábado de bonsai

          Olá amigos, apesar da demora na postagens de novidades, trago uma que para mim foi especial.
Nesse último sábado 30, estive ao lado de pessoas fantásticas em um aprendizado que supera qualquer leitura, que é a vivência com a arte do bonsai em parceria com feras como Luciano Benyakob, Roberto Gerpe e Roberto Teixeira. Sem falar nas demais pessoas agradabilíssimas que tornaram o evento algo leve, prazeiroso, e digno de muitas reedições. Angela, sua filha e genro, junto com a netinha Ana Terra e o anfitrião Jair, foram a hospitalidade e cordialidade em pessoa, recebendo de braços abertos todos nós em um sítio com plantas deslumbrantes. Nosso amigo Sami Khozan, ceramista e artista de plantão, com seu humor e presença de espírito, além da arte com argila, artisticamente conduziu os comes e bebes. O que falar dos Roberto's, perdoe-me a intimidade ao escrever, mas o encontro foi tão intimista que me senti a vontade para tanto, só tenho a agradecer às palavras de ensinamento que me foi transmitida, somado ao incentivo e sabedoria do amigo Luciano, ganhei muito nesse encontro. Enfim, todos foram muito importantes nesse evento, o Nelson, o Rodrigo Dias, sua mãe, a Joana, o Guilherme, todos fizeram desse encontro um sábado muito bom.
Mas agora vamos às fotos, que devido à minha empolgação, forma poucas, pois eu esquecia de as tirar... rsrs


Angela até certificado fez! A organização em pessoa!!!


Piteco maravilhoso, cheio de vagens!!


Jabuticaba do Roberto Teixeira: Lindaaaa e é de semente


Horizontalis antes da Intervenção de Roberto Gerpe


Já com a mão na massa, acompanhei essa intervenção e aprendi tanta coisa, foitanta informação, para tracionamento, aramação, sustentação, densidade do verde e como ele disse: _"Traga o verde pra perto do tronco"


Todos nós!!


Um senhor Ficus Nerifolia perfeitamente trabalhado pelo Luciano e outro ficus belíssimo trabalhado pelo Roberto Teixeira e Luciano

 

Horizontalis após trabalho do roberto Gerpe


Já, já posto o resultado do meu Kuro Matsu
Ficou um espetáculo!!!
Fiquem à vontade para comentar e perguntar!!

Forte abraço,
Leonardo Couto

2 de julho de 2011

Estilização em Shimpaku para shohin

          Ontem coloquei a mão na massa e começei o trabalho nessa planta nova, mas que dará um agradável shohin.
apesar de pequena, esta também apresenta uma boa dificuldade... é difícil passar arame em uma planta nova, com raminhos frágeis e pequenos sem que estes não saiam na sua mão.
          Por hora o trabalho foi estilizá-lo, e agora esperar a planta se recuperar, para no ano que vem prosseguir com envase, pretendo um redondo, baixo, marrom fosco com traços bem femininos combinando com a estrutura da árvore. Por enquanto adubação rica e frequente para que os patamares verdes amadureçam, pinçagem e refinamento.
Vamos às fotos!!
 Vista de trás.
 Vista lateral esquerda.
 Vista lateral direita.
 Para dimensionar a planta, da base até o topo, tem 14cm.
 Antes do trabalho, para ver mais fotos dessa planta antes clique aqui.

Fiquem a vontade para comentar!!

Forte abraço,
Leonardo Couto