5 de abril de 2012

Alporquia em Ácer Tridente

          Mais uma figura conhecida do blog, o ácer tridente, e se ainda não o conhece ou precisa refrescar a memória, é só se atualizar aqui e conferir seu começo!!
Refrescada a memória, vamos falar sobre essa planta!! O ácer é uma planta belíssima, exótica e uma caducifólia, que por conta disso tem sua coloração modificada no outono e perde as folhas no inverno entrando em dormência, isso quando em regiões de clima frio.
          Meu exemplar possui vários problemas e um deles, a altura. Para resolver esse problema optei por um alporque do topo, que além de diminuir a altura da planta, me gera outra, no caso o shohin motivo desse post.
          Fiz o alporque como manda a regra, descasquei com cuidado a casca, fiz um substrato drenante, mas que retivesse o mínimo de umidade para enraização, hormônio enraizante e paciência... Após seis meses de constante observação, percebi que já havia raízes saindo pelos furos de escoação... Pensei... é hora de agir!!!
Vamos às fotos e ver como foi essa empreitada?!
Pegue sua serra e alicate, seu substrato de qualidade, hormônio enraizante, uma dose de fé e vem comigo!!! rs

          Antes de mais nada, uma desfolha para diminuir a transpiração da planta pelas folhas, afinal em um trabalho desse, em uma planta que suporta essa técnica é bem interessante à ela o seu uso.
          Lembrando que no ácer quando feita a desfolha, deve-se cortar o pecíolo (cabinho da folha) no meio, pois se cortar muito embaixo ou arrancar a folha, a gema dormente na bainha pode vir junto com a folha e levar por água a baixo as possibilidade de brotação e futura ramificação, fica a dica!!!

Para separar o alporque usei uma serrinha pois o caule tem grande calibre que dificulta o corte com tesoura.

          Após separadas as duas plantas, é bom passar a pasta cicatrizante devido a extensão do corte, caso não tenhas, use pasta de dente, pois a função é evitar a proliferação de fungos e bactérias na planta até que ela cicatrize.

          Feita a desfolha é fácil ver que os entrenós estão bem curtos, ótimo para ramificação e consequente compactação da planta, principalmente se tratando de um shohin.

          A grande surpresa veio no momento de colocar a planta em vaso de treinamento... Infelizmente a raiz que eu vi saindo pelos furos era apenas as ramificações de uma única raiz...
          Medo de perder a planta?!?! Sim ou com certeza?!?!
          Mas uma vez separada da planta mãe não há volta, e mesmo observando e esperando o tempo certo o desenvolvimento radicular foi insatisfatório, acontece...

          Mas vamos tentar pois vale à pena!!
          Aqui já colocada em um substrato extremamente fértil e granulado com bastante hormônio enraizante.
          Como a raiz era mínima resolvi diminuir a planta o máximo para que o pouco de raiz fosse suficiente para alimentar os poucos ramos que ficaram.
          Podei, aramei e desenhei sua estrutura inicial, assim como a coloquei em um vaso raso e espaçoso para ajudar no crescimento das raízes. Antes de planta, ainda descasquei a parte do tronco que não criou raiz e espero que no próximo envase, o resultado do crescimento das raízes seja melhor!!!

Abaixo alguns ângulos desse que será um sokan (duplo tronco)

          E para minha alegria, a planta respondeu excelentemente à intervenção, dias depois começou a brotar com vigor, não perdi sequer um raminho ou folha da planta!!
          Agora é deixá-la se recuperar por completo e educar, ramificar, podar e compactar!!! Já vou começar a ministrar de leve aminomix mais bôrra de café nela!!
          Que Deus me ajude quanto ao nebari... os anos dirão!!!
          Seguem fotos de hoje, mais ou menos 10 dias depois do processo!!
 
 
 
 

Grande abraço a todos, comentem e sugiram!!
Leonardo Couto

4 comentários:

  1. Olá Leonardo!

    Magnífico a Alporquia do Ascer ficou 10!

    Estou aprendendo muito aqui!

    Parabéns!

    vou tentar realizar com uma Cerejeira!

    um ótimo final de semana meu Amigo!

    Adriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Adriano, muito obrigado pelo apoio, saber que estou ajudando de alguma forma dá ainda mais motivação!!
      agora é esperar a planta crescer!!
      Grande abraço!!!
      Leonardo Couto

      Excluir
  2. Olá, Leo, como vai? Gostaria de saber como está esta planta, hoje?

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, mas minha vida me afastou um pouco do blog, mas já estou voltando e um dos próximos posts é dessa planta, que cada dia está melhor!!
      Bem ramificada, entrenós curtos e fazendo as mudanças de acordo com a estação!!!
      Aguarde!!

      Forte abraço,
      Leonardo Couto

      Excluir