20 de abril de 2012

Atualização - Buxinho Yamadori estilização

           Vamos a mais uma atualização, e dessa vez é o buxinho de yamadori aliás, minha única planta proveniente de yamadori.
           Para dar aquela refrescada na memória, vamos a um pequeno flashback, clique aqui e relembre da planta.
           Essa foi mais uma planta desafiadora pra mim, primeiro pela idade, uma planta já mais velha que precisa de mais atenção, segundo pelo tamanho, galhos difícies de dobrar, pelo menos para um iniciante e inexperiente, e terceiro pela própria forma estrutural da planta, tronco reto, sem expressão e movimento, galhos em localizações impróprias e lenta brotação e backbudding.
          Mas feito o plantio, e após recuperação da planta, com pouca, mas frequente adubação, a planta respondeu bem, brotou com vigor e consegui dar uma leve compactada em sua ramagem.
          Quando clicaram lá em cima para relembrar da planta, vocês puderam ver que eu tinha três possíveis e distintos projetos para essa planta, e um que era o meu preferido, abaixo segue o rabisco escolhido do que eu pensei para o futuro da planta.
          Essa foto foi retirada no dia da recolha, mantive o máximo da terra, isso foi no inverno de 2009. E ainda não pensava em tirar foto da planta sozinha, para ver o estado bruto, mas dá para ter uma noção do emaranhado de galhos...
          Passada a recuperação, vimos que a planta respondeu bem ao novo ambiente e começou a substituir as folhas velhas e opacas de outrora, mas ainda sim, um desafio: o que fazer para dar um aspecto natural e selvagem à planta?!?!

Primeiro passo - Mudança no ângulo de plantio

          Quando ma hora do reenvase, vi que realmente a planta tinha desenvolvido um sistema radicular fino abundante e saudável. Pude fazer a substituição quase total do antigo torrão, e assim, pude também fazer mais poda de raizes grossas e encaixar a planta em sua nova posição, mas ainda no mesmo vaso, com bastante espaço para novo desenvolvimento.
          Em baixo na sua nova posição, e já passados alguns meses, mas ainda sem estilo nenhum, apenas com alguns fios de tração e uma aramação local para facilitar o trabalho futuro. Como esperado, a planta respondeu muito bem, brotou com vigor e suas folhas agora, todas renovadas, são de um verde muito mais saudável e sem a fuligem que havia antes. E chegou o dia de estilizar a planta!!
Vamos às fotos!!!         
          Em seu novo estilo, ela vai precisar mais uma vez alterar sua posição, mas isso fica para daqui uns dois anos no próximo trabalho, quando pretendo já colocá-la em um vaso final, ainda não pensado (aceito sugestões, talvez um redondo tipo os clássicos para juníperus).
Como gosto bastante do estilo das coníferas, deixei dois grandes ten-jins ramificados o que dá o aspecto selvagem à àrvore.
          Ele é um misto de shakan, com sokan, e pretendo ainda compactar mais sua estrutura, aumentar um pouco a massa verde, mas isso vai ser rápido, com adubação orgânica e nitrogênio + podas regulares, ele se ramifica e se compacta num instante.
          Espero que tenham curtido a evolução desse bonsai, fico aguardando sugestões de vasos aí em baixo nos comentários!!!

Abraços a todos,
Leonardo Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário