28 de abril de 2012

Shimpaku descendo a montanha

          Acho que dá pra ver que tenho uma queda por shimpaku, literalmente, hoje, vamos falar de mais um shimpaku e também é em cascata, um estilo lindo que mostra as árvores que crescem nas montanhas, fazendo com que seus galhos desçam à procura de melhores condições de desenvolvimento.
          Foi mais uma planta que deu trabalho no momento de definição do estilo, galhos retos, praticamente saindo do mesmo ponto em direções diferentes.
          Estudando as possibilidades da planta achei uma que poderia dar algo com personalidade, mesmo para o pequeno tamanho. Girei, inclinei e decidi pelo cascata, um estilo que muito me agrada, e ao que parece, seguindo o que meu mestre Namizo me ensinou, é o que a planta me mostrou ter condições.
          Em breve vou reposicioná-la em novo vaso de treinamento, em escorredor/mamadeira para engordar e adquirir aspecto mais maduro.
          Agora é compactar e destacar os patamares verdes. Acho que no futuro essa vai ser uma cascata shohin muito interessante!
          Vamos às fotos!!
Atual frente
Vista Lateral
Vista Traseira
Destaque para a planta
Destaque do tronco
Abaixo, planta antes da estilização
          Espero que tenham curtido e que acreditem nas plantas de porte menor. Como vi no blog de um grande mestre, "Bonsai não é feito apenas com poderosos troncos"
         Vamos dar tempo ao tempo e trabalhar cada detalhe da planta!!!
Abraços a todos,

Leonardo Couto

6 comentários:

  1. Bela proposta Léo. Gostei de suas intervenções e acho que mandou bem deixando um copa.
    Me diz uma coisa: vc fez as intervenções por estes dias?
    Sua queda por shimpaku é compreensível. Também tenho a minha. Pena que aqui em JF está muito difícil de cultiva-los.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bruno. Eu curto muito coníferas em geral!!!
      Os juníperus são os mais fáceis né!! rs
      Mas estou louco em conseguir outras variedades de juniperus e taxus.
      Essa planta fiz quinta-feira(26) e curti bastante, no início estava achando um desenho muito imaturo, mas depois fui podando, compactando, dobrando e cheguei em layout agradável. Já estou vendo essa árvore em vaso, ao vivo ficou ainda mais natural...
      Com relação a tê-los em JF, observe as kaizucas se tiver em sua redondeza, caso tenha observe a saúde deles, de repente por causa do calor, tem ficado muito seco o ambiente..
      Com calor extremo é difícil mesmo, tente procurar nos viveiros daí plantas já aclimatadas e pergunte quanto tempo elas já estão ali e observe a saúde...
      E caso consiga comprar, faça as regas normais, veja sempre a umidade do solo, se for o caso de secar, regue duas vezes ao dia, mas se tiver necessidade... e ainda assim, regue na parte da tarde, pois a noite a planta não assimila a água e ela só fica ali depositada no vaso, e como aí é quente ainda agrava, pois a água acumula no vaso e ainda tem calor, que pode apodrecer muito mais rápido as raízes e ainda favorecer o aparecimento de fungos...
      Agora, se não for o caso do substrato secar, borrife água na parte aérea da planta apenas para manter o microclima ao redor mais úmido... Serve também colocar em volta do vaso(sem contato com a água) recipientes com água, para que a evaporação mantenha o microclima perto da planta úmido. É trabalhoso, mas de repente pode dar certo!!
      Grande abraço, e me conte o que fizeres!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pow, obrigado Luciano, vindo de você, fico muito feliz!!!
      Vlw!!
      Abração

      Excluir
  3. Valeu Léo pelas preciosas e novas dicas. Tudo faz sentido e nunca tinha pensado nisso. Obrigado mesmo.

    Infelizmente aqui em JF nosso viveiros são bem pobres de coníferas e algumas caducas, o que nos tem feito buscar em locais próximos como Dona Euzebia. Lá encontrei uma kaizuka que vai muito bem. Me arrependo de ter pego mais.

    Estou combinando com o Douglas de visitar em teresopolis o Luciano e sua turma.

    Valeu. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pow cara, por nada, estamos aí para trocar experiências!!!
      E quando vierem à Serra, avisem-me para marcarmos todos de ir ao Luciano!!
      Vai ser um grande dia de bonsai e aprendizado, Luciano é mestre!!!
      Abração!!!

      Excluir