8 de agosto de 2011

Arrumando o Kuro Matsu

          Como dito no último post, nesse vamos ver o resultado do evento do dia 30 em meu pinheiro negro. Com a ajuda do mestre Luciano Benyakob e do amigo Rodrigo Dias, fizemos o transplante e o tracionamento dos ramos da planta melhorando o desenho do seu estilo clássico.
           Como já era de se esperar, e como eu já havia dito no último post dessa árvore, seu substrato estava péssimo, retendo água, sem condições de promover capilaridade das raízes e com poucas micorrizas (fungo altamente benéfico às plantas, em especial ao PN, localizado nas raízes facilitando a assimilação dos nutrientes + água, e que é conseguido através do acúmulo de agulhas velhas retiradas na pinçagem dos pinus em locais escuros como sacolas, potinhos para misturar ao substrato e conseguir a proliferação desse fungo.)
         Dessa forma, utilizamos uma mistura própria para a espécie que o amigo Jair disponibilizou e acrescentamos um pouco mais de caco cerâmico para promover maior drenagem, já que o pinheiro não gosta de solos encharcados como estava antes. Apenas com a mudança de solo, algumas horas depois a planta parecia já ter assumido outro verde, um verde mais vivo e brilhante. No sítio eu disse aos amigos que tinha dado sorte com a planta, que mesmo após uma queda, quebra do vaso, perturbação do torrão e das raízes e pouco sol, a planta ainda sim insistia em brotar vigorosamente mesmo no inverno. Realmente com ela tive sorte!!
            Para não dar mole ao azar, resolvemos que o melhor para ela, após o transplante, seria tracionar os galhos ao invés de aramar. Por que? O PN é uma espécie bem temperamental, qualquer excesso pode matá-la. Alguns podem argumentar que a aramação é uma atividade que não interfere tanto na fisiologia da planta, porém as dobragens que realizamos alteram o fluxo da seiva devido à torção que fazemos no galho interferindo diretamente no floema e xilema nas subcamadas da madeira, e isso no pinheiro, devido à sua sensibilidade, é tão decisivo que colabora para o backbudding, pois fere a planta e a força emitir novos brotos. Eis o porquê, no momento a planta deve se preocupar apenas em emitir novas raízes e crescer livre para restabelecer suas forças, se preocupar com raízes mais recuperação da ferida das dobragens e futura brotação, estressaria a planta demais, com risco fatal.
            Agora vamos às fotos!!!  
            Vocês podem estar se indagando agora sobre aquele galho morto que propositalmente deixei como jin. O fato é que da queda, do pouco sol e do substrato ruim, alguma marca tinha que ficar, e esse galho seco é essa marca, sua história de vida, assim como acontece na natureza, e embora esteja sem muita expressão, ele preenche um lugar que ficaria vazio se fosse retirado, até mesmo se eu o encurtasse, o espaço virtual seria muito vazio, então aliado à história de vida dessa planta e ao apelo estético resolvi deixá-lo, pois, em minha opinião é o melhor a fazer. Estou começando o trabalho com líquido jin e estou pensando em alguma forma para engrossar esse jin para melhorar sua harmonia com o restante.
Detalhe para o vaso do amigo Sami Khozan que além de ser um cara alto astral, fabrica essas peças maravilhosas, que além de estéticas promovem o bem estar da planta, pois conforme ele me disse, os vasos colaboram na proliferação das micorrizas, já confirmados por outros bonsaístas.
Detalhe também para o nebari do meu queridinho, raízes lindas, sinuosas e que agora aparecem para lhe conferir mais idade.
Segunda vez que eu esqueço de conferir a frente do vaso em um exemplar redondo, a primeira foi com uma caliandra que em breve estará qui em um vaso Isumi... Mas no próximo transplante a gente corrige isso assim como uma escolha mais acertada para o caráter feminino da planta, com um vaso redondo de bordas menos proeminentes e masculinas, por um mais suave e harmônico com o estilo alto e feminino da planta.
Vista lateral direita
Vista lateral esquerda
Vista de trás
Momento de trabalho
Justamente na hora em que eu fui comer... Pááhh! Tiram a foto...rsrsrsrs
E aqui, alguns meses atrás, em um vaso com fundo adaptado, um verde fosco, as agulhas secas do galho morto, as agulhas longas pela falta de sol... enfim... um caos...

            Mas o que tenho a dizer que a grande mudança foi em mim, tive novas visões e novas formas de visualizar a planta, assim como mexer, exercer o bonsaismo como filosofia de vida, de amor, companheirismo e cumplicidade, uma estilização em minha vida, obrigado a todos do Papa-Goiaba bonsai Clube!!
Como sempre, fiquem à vontade para comentar!!

Forte abraço,
Leonardo Couto

12 comentários:

  1. Olá Leonardo Couto!

    Maravilha, hemmm, seu Pinheiro Negro está
    muito bom, estava vendo seu post do mês de Março sobre ele, e ólha é legal acompanhar toda esta transformação, Parabéns!!!

    Adriano.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano, muito obrigado!
    Realmente a mudança e o acompanhamento dessa mudança foram um enorme aprendizado!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Leonardo
    Aqui é o Rui (não tão anônimo assim!)
    Gostei do seu trabalho!!!
    Mas...LoL
    Nas fotos a árvore parece demasiado alta para a grossura do tronco e a parte central do tronco por ser tão direita é um pouco distractiva.
    Observando as fotos penso que seria interessante de investigar a possibilidade de no futuro (pois a árvore acabou de ser envasada)reduzir a sua altura.
    Pelas fotos depreendo que (mas muitas vezes as fotos enganam)seria possível reduzir a altura do Pinus.
    Contando a partir da frente penso que o quinto ramo (um que vem um pouco para a frente do lado direito da árvore) seria um bom candidato a tornar-se o futuro ápice.
    Pelo que posso ver nas fotos ele dirige-se um pouco para a frente o que seria perfeito para fazer o topo e parece-me um pouco grosso como ramo lateral tão alto na árvore mas isso não seria nada mau para o formar como topo.
    Outra coisa que penso é que seria muito bom no futuro aramar ramos secundários de alguns ramos principais para virem mais para a frente e taparem as partes sem interesse do tronco dando também não só mais profundidade á árvore mas também um pouco mais de mistério sem deixar toda a frente assim aberta.
    Diga-me se o que digo é possível de concretizar nesta árvore e se é realmente uma melhoria pois você pode vê-la ao vivo e concordar ou discordar da minha aproximação.
    Um abraço e até breve!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rui!! Bom vê-lo aqui!!
    Com relação ao PN eu pensei nisso também quando fiquei observando pela foto, mas ao vivo não causa tanta distração visual...
    Eu também acho uma possibilidade muito boa pra daqui alguns anos, mas já o pessoal do clube acha que ela está bem clássica assim...
    Eu, penso que ainda tenho muitas possibilidades para essa planta...
    Mas pensar como você já me orgulha bastante!! rsrs

    Um forte abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o post Leonardo! Belo trabalho realizado no PN e muito interessante mesmo o que você disse sobre o JIN, que faz parte da história da planta!
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Valeu Rafael!!
    Realmente é isso, no bonsai a gente tenta passar a história de longevidade das árvores através de marcas, cicatrizes... e o jin daquela tem a sua história, não foi criada...
    Abração,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  7. Leonardo, Vendo ela ao vivo pouco mudariamos.
    Eu tenho alguns e te alerto:Qualquer intervenção leva ANOS pra dar resultado.
    Ela é linda não se prenda a regras absurdas , é uma planta não uma equação matematica.

    ResponderExcluir
  8. E aí amigo Luciano, bem vindo ao meu blog!!!
    Com certeza, eu aprendi a ter paciência, e jamais vou por em risco uma planta dessas...
    Com certeza tudo a seu tempo!!!
    E acho que vou começar a me preocupar mais com ela daqui a uns dois anos, que aí sim ela terá tido tempo para se recuperar e com o vigor em alta...
    Nesse ponto, até eu terei amadurecido mais... rsrs e aprendido também!!
    Um forte abraço,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  9. Luciano, tens alguma técnica para gerar brotos num PN?

    http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/294004_244561858910316_100000695109675_834007_7718126_n.jpg
    adquiri esse exemplar, e queria engrossar ele na mamadeira, mas não tem galhos baixos de sacrifício, ele rebrota se fizer uma poda drástica nele?

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Bom, eu sou o Leonardo, acho que se confundiu... rs
    Mas enfim, o PN é uma planta sensível, como inciante, mexer nas raízes de uma planta dessa é muito complicado...
    Acho que você poderia sim fazer essa planta no escorredor, desde que não mexa no torrão, e uma forma de você fazer isso é aumentar a quantidade de furos no fundo e nas laterias do vaos em que ela está, assim colocar, o próprio vaso em que ela está em um recipiente maior com terra adubada e areia para drenar bem a água...
    No mais é adubar com parcimônia...
    Podar seria um erro ao meu ver, ela precisa crescer, e podar você retardaria em muito esse crescimento...
    Com a devida atenção água+sol+adubação equilibrada ele começa o backbudding...
    Paciência é o que acho que você deve ter...
    Espero ter ajudado...
    Abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo trabalho, Leonardo.
    Seu kuro matsu é espetacular.
    Abraços
    Ricardopaiva.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Ricardo!!
    Mas pra chegar a esse estado ela tem é história...
    Abraços..
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir