21 de abril de 2011

Atualização Bougainvillea

Mais uma famosa!! Essa também vai aparecer na TV em um papo gostoso sobre bonsai com o jornalista Gustavo Werneck no programa 'Entre Vistas' que vai ao ar na próxima segunda-feira, 25 na TV ZOOM às 21h!! Não percam!!
Vamos à árvore!
O transplante dessa me espantou um pouco devido à pouca quantidade de raízes e a péssima qualidade do substrato. Ela estava plantada apenas em barro vermelho, salvo pela camada de húmus que fui acrescentando junto com adubo ao longo de pouco mais de um ano, o que deu certa força á planta.
Como ponto positivo, descobri raízes finas, mesmo que só no lado direito, o que permitiu um plantio bem radial e horizontal. Graças a esse aspecto, logo, logo a colocarei em um vaso bem raso com uns 3cm de altura e redondo, vou reposicioná-la no pote, inclinando-a e a colocando mais para a esquerda, ressaltando a elegância dessa primavera
O primeiro galho à esquerda será ainda mais rebaixado, harmonizando com o tronco.
O substrato de agora é uma mistura de cascalho cerâmico, casca de pinus, areia de gato, terra vegetal e matéria orgânica, todos em partes parecidas.
Vamos às fotos do presente e de com estava antes!!

Planta já com layout fechado em vaso Shugo Izumi.  Agora começa o trabalho de ramificação fina
Planta após retirada de excesso de galhos plantada em pote com barro vermelho
Como não tirei foto dela quando comprei, busquei na internet algo que se assemelhasse ao emaranhado de galhos que um dia foi

Por enquanto é isso, dar tempo ao tempo, abubação frequente e controlada e bastante paciência.

Forte abraço,

Leonardo Couto


2 comentários:

  1. Parece que você não se livra de mim fácilmente!!!LoL
    E venho sempre com más noticias!LoL
    Não! acredite que é com a melhor das intenções!
    Eu teria plantado a árvore no lado direito do vaso e teria inclinado o tronco um pouco para a esquerda.
    Assim a primeira parte do Tachiagari não seria tão direita e o movimento da árvore seria acentuado com o ramo mais longo para a esquerda.
    Mas isso é algo que irá conseguir fácilmente no próximo ano tirando a árvore do vaso e retirando um pouco do solo do seu lado direito sem perturbar demasiado as suas raízes.
    Entretanto a árvore seguirá crescenndo portanto no próximo ano já terá uma imagem um pouco mais madura!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Rui!!
    De forma alguma ficaria entristecido com seu comentário, sei que é com boas intenções.
    Pelo contrário, aprecio muito e sei que vem de alguém com muito mais experiência no bonsai do que eu!!
    Na arte é preciso que também tenhamos humildade para aceitar as críticas, e como sempre peço, para criticar, sugerir ou elogiar, fico feliz com suas opniões!!
    Mas quanto ao que você me disse, concordo plenamente. Contudo, o estado da raiz estava muito ruim, o lado esquerdo da planta simplesmente não tinha raiz nenhuma, estavam todas concentradas do lado direito, e mesmo assim eram poucas. Dessa forma eu preferi priorizar o melhor para a planta, pelo menos por enquanto, e no próximo envase corrigir os aspectos estéticos. Qualquer mudança que eu fizesse a mais na massa radicular, a planta iria sofrer mais e com risco de morte, tamanha era a sua má qualidade, muito devido ao péssimo substrato inclusive. Infelizmente não pude tirar fotos pois faço tudo sozinho e com a mão suja de barro não tinha como tirar as fotos, e quiz fazer o procedimento o mais rápido possível pensando no bem estar das poucas raízes...
    Mas agradeço a opinião vinda de alguém que realmente entende, ela me fez ver que estou pensando certo quanto ao futuro dela!!
    Forte abraço, e sempre que puder me dar dicas, será de enorme ajuda, pois cá do outro lado do Atlântico, aprendo sozinho!!
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir