Mais uma famosa!! Essa também vai aparecer na TV em um papo gostoso sobre bonsai com o jornalista Gustavo Werneck no programa 'Entre Vistas' que vai ao ar na próxima segunda-feira, 25 na TV ZOOM às 21h!! Não percam!! Vamos à árvore! O transplante dessa me espantou um pouco devido à pouca quantidade de raízes e a péssima qualidade do substrato. Ela estava plantada apenas em barro vermelho, salvo pela camada de húmus que fui acrescentando junto com adubo ao longo de pouco mais de um ano, o que deu certa força á planta. Como ponto positivo, descobri raízes finas, mesmo que só no lado direito, o que permitiu um plantio bem radial e horizontal. Graças a esse aspecto, logo, logo a colocarei em um vaso bem raso com uns 3cm de altura e redondo, vou reposicioná-la no pote, inclinando-a e a colocando mais para a esquerda, ressaltando a elegância dessa primavera O primeiro galho à esquerda será ainda mais rebaixado, harmonizando com o tronco. O substrato de agora é uma mistura de cascalho cerâmico, casca de pinus, areia de gato, terra vegetal e matéria orgânica, todos em partes parecidas. Vamos às fotos do presente e de com estava antes!!
 |
Planta já com layout fechado em vaso Shugo Izumi. Agora começa o trabalho de ramificação fina |
 |
Planta após retirada de excesso de galhos plantada em pote com barro vermelho |
 |
Como não tirei foto dela quando comprei, busquei na internet algo que se assemelhasse ao emaranhado de galhos que um dia foi |
Por enquanto é isso, dar tempo ao tempo, abubação frequente e controlada e bastante paciência.
Forte abraço,
Leonardo Couto
Parece que você não se livra de mim fácilmente!!!LoL
ResponderExcluirE venho sempre com más noticias!LoL
Não! acredite que é com a melhor das intenções!
Eu teria plantado a árvore no lado direito do vaso e teria inclinado o tronco um pouco para a esquerda.
Assim a primeira parte do Tachiagari não seria tão direita e o movimento da árvore seria acentuado com o ramo mais longo para a esquerda.
Mas isso é algo que irá conseguir fácilmente no próximo ano tirando a árvore do vaso e retirando um pouco do solo do seu lado direito sem perturbar demasiado as suas raízes.
Entretanto a árvore seguirá crescenndo portanto no próximo ano já terá uma imagem um pouco mais madura!
Abraço
Caro amigo Rui!!
ResponderExcluirDe forma alguma ficaria entristecido com seu comentário, sei que é com boas intenções.
Pelo contrário, aprecio muito e sei que vem de alguém com muito mais experiência no bonsai do que eu!!
Na arte é preciso que também tenhamos humildade para aceitar as críticas, e como sempre peço, para criticar, sugerir ou elogiar, fico feliz com suas opniões!!
Mas quanto ao que você me disse, concordo plenamente. Contudo, o estado da raiz estava muito ruim, o lado esquerdo da planta simplesmente não tinha raiz nenhuma, estavam todas concentradas do lado direito, e mesmo assim eram poucas. Dessa forma eu preferi priorizar o melhor para a planta, pelo menos por enquanto, e no próximo envase corrigir os aspectos estéticos. Qualquer mudança que eu fizesse a mais na massa radicular, a planta iria sofrer mais e com risco de morte, tamanha era a sua má qualidade, muito devido ao péssimo substrato inclusive. Infelizmente não pude tirar fotos pois faço tudo sozinho e com a mão suja de barro não tinha como tirar as fotos, e quiz fazer o procedimento o mais rápido possível pensando no bem estar das poucas raízes...
Mas agradeço a opinião vinda de alguém que realmente entende, ela me fez ver que estou pensando certo quanto ao futuro dela!!
Forte abraço, e sempre que puder me dar dicas, será de enorme ajuda, pois cá do outro lado do Atlântico, aprendo sozinho!!
Leonardo Couto