28 de março de 2011
Bougainvillea - a dúvida sobre qual caminho seguir...
23 de março de 2011
Estilização Juníperus Comunnis
22 de março de 2011
Jabuticabeira - Minha primeira planta
Ganhei de presente do John.
Achei um máximo, uma frutífera em bonsai, pequenininha...
Pensava duas vezes antes de podar suas folhinhas, e quando o fazia ficava todo feliz e pensava " estou evoluindo"...
E realmente estou, essa planta cresceu, passou pelas imperícias de um iniciante, mas está comigo, firme e forte.
Passado alguns anos ela cresceu bem e já esboça um estilo...
Mas acompanhem como ela era em seus tenros dois anos...




Passado o tempo, após transplantes, pragas, cochonilhas, secamento sem motivo aparente e muito cuidado minucioso, finalmente ela tem apresentado uma brotação mais intensa e já vislumbrei seu futuro...
Pretendo que ela seja em estilo Han Kengai, o semi cascata e shakan, com o tronco inclinado. Nada muito pronunciado ou alto, algo mais sereno e suave assim como costumam ser as jabuticabeiras...
Aqui está ela...
Já tomando forma... Ma com uma longa jornada a frente...
Pretendo que ela fique mais ou menos assim

Desculpem a qualidade da foto, mas é com essa estrutura de copa que eu quero que ela fique, três almofadas, a da cascata a do lado oposto e a apical.
Não quero mais que isso para que ela não fique muito longílinea devido ao seu tronco não ser muito expressivo...
Bom, é isso!!
Comentem, sugiram!!
Abraço,
Leonardo Couto
13 de março de 2011
Pinheiro Negro - o clássico da Arte Bonsai
Atualização Ácer Palmatum
Para mexer com essa planta esperei que ela realizasse seu ciclo anual de vida. Contudo percebi que ela não estava completamente saudável, então comecei um trabalho de adubação de macro e micronutrientes para que a planta recuperasse o seu viço. Quando a comprei grande parte das folhas apresentavam deformidade, além de não terem conseguido assumir a coloração outonal avermelhada típica da espécie. Após o verão, outono e inverno comigo, além de cuidados sistêmicos a planta apresentou forte e saudável brotação nessa primavera, o que me fez perceber que havia chegado a hora de uma bela intervenção. Sei que diversos bonsaístas discordarão do período em que mexi com o Acer, mas aprendi com o meu mestre Namizo que a planta mostra quando irá suportar intervenções mais sérias.
Como a planta iria precisar de suas raízes para se desenvolver após as podas drásticas, primeiro resolvi podar, para depois transplantá-la. E após a poda ela brotou intensamente e livremente.