20 de fevereiro de 2012

Cipreste do Marcos

        Essa planta, a Chamaecyparis Obtusa Nana Gracilis, ou também conhecida como tuia anã, falso cipreste, ou cipreste anão, ou ainda cipreste hinoki, é do amigo e câmera Marcos Gomes, o Marquinhos, do programa Saúde & Beleza o qual venho apresentando o quadro Paisagiem-se semanalmente às quartas-feiras a partir das 8h30 da manhã. Para confeirir os vídeos dos programas, é só clicar aqui, e para conferir as matérias sobre paisagismo, é só vir aqui.
         Essa planta, como qualquer outra conífera, precisa de muito sol, gosta de umidade, mas sem excesso de água e vai bem em nosso clima de altitude como é Nova Friburgo.
       Como pedido do Marcos, fiz a estilização dessa planta em estilo fukinagashi - varrido pelo vento. Conforme a planta for se desenvolvendo, vamos compactando e trabalhando a densificação dela, lembrando que toda parte verde deve pegar sol, com perigo de secar caso não receba luz solar necessária. 
          Seguindo ainda a vontade dele, esta planta permanecerá desse tamanho, aproximadamente 15cm. 
       O próximo passo é colocar a planta na mamadeira sem mexer nas raízes, ela precisa se fortalecer, embora esteja brotando não suportaria uma mudança de vaso e intervenção nas raízes, por isso a mamadeira com matéria orgânica e bem drenante para o raizame fino que virá. E no futuro um vaso redondo e abaulado castanho escuro, acho que ficaria bom.
          Vamos às fotos?!
 

Grande abraço, 
Leonardo Couto

17 de fevereiro de 2012

Tuia stricta à moda alpina

Antes de mais nada, espero que todos tenham tido um início de ano muito bom e que a energia esteja a mil, afinal estamos entrando no carnaval!!!
Eu como não vou pular, resolvi dar meus pulos em algo desafiador:  a estilização de uma Tuia Stricta ou conhecida também com Cipreste de Florença.

Trabalhar essa planta foi desafiador devido a grande densidade de sua copa que tinha visão zero das possibilidades de desenho, não tinha como ver por onde começar, que tipo de estrutura seguir, qual a linha de tronco melhor... e demais premissas. Se já não bastasse a visibilidade nula da planta, ainda tinha o inconveniente da dureza de suas agulhas, que duras e finas espetavam ardidamente qualquer parte do corpo que as tocasse.

Mas desafio criado, o negócio foi meter a mão na massa e ver por onde começar.
Uma coisa eu tinha certa, queria uma planta com a cara dos Alpes, esguia, madeira morta e patamares definidos.

Dessa forma os galhos mais baixo foram logo descartados, assim como os do topo para a realização dos ten-jins. Eliminados os muito baixos e os muito altos, chegou a hora de analisar quais ficariam para crias os patamares verdes.
Como a árvore nesse estilo tem seus galhos em ângulos próximos dos 45º de inclinação perante ao tronco principal em direção ao solo, logo iríamos aproveitar os ramos mais altos, para então baixá-los à posição pretendida. Assim sendo mais galhos baixos foram removidos.
A partir daí começamos a vislumbrar um caminho para a árvore. A existência de dois ramos bem desenvolvidos e verticalizados fez com que eu optasse pela utilização de amos, fazendo referência ao estilo sokan, porém com início mais a cima da base do tronco, tronco este com bastante presença de jins que serão trabalhados ao longo do tempo.

Para aramação deixei a planta dois dias sem rega, o que fez com que ela ficasse mais maleável para dobragem, foi um processo até bem mais fácil do que eu imaginava, e fui preenchendo os espaços de acordo com o que eu desejo de área verde!!
Agora é deixar compactar e se recuperar, pretendo que essa árvore fique com 30cm em um vaso castanho quadrado de bordas masculinas!!


Fiquem com um rápido antes e depois e o vídeo mostrando todos os lados!!!
Até o próximo post!!
Aguardo os comentários,
Forte abraço,

Leonardo Couto


6 de dezembro de 2011

Feliz Natal!!
























Já quero deixar com vocês aqui do blog meus votos de felicidades nesse Natal e no próximo ano!!
Nessa data usamos sempre os mesmo clichês de renovação da vida... mas que tal por em prática?!?!

Renove seus laços...

Dê um beijo gostoso em seus pais, seus avós, filhos, tios, irmãos, primos e sobrinhos... Família é sim uma coisa boa!! Tem que aproveitar ao máximo!!

Aos amigos, fale o quanto são importantes, pois estes são a família que escolhemos...

Tudo é muito bonito no papel, mas em atos é bem melhor!!
Um abraço verdadeiro vale mais que todos os volumes da biblioteca do Vaticano, fica a dica!!

E no mais, agradeço a vocês pela companhia e que ano que vem possamos estar aqui juntos novamente compartilhando conhecimento, ajudando-se mutuamente e buscando uma vida mais verde, mais saudável e com muito mais sentimento e contemplação da vida!!

E como em todos os fins de ano, Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações e muita saúde para realizá-las!!!
Que Deus esteja sempre com todos nós!

Abraços cordiais,
Leonardo Couto

22 de novembro de 2011

Leonardo Couto Paisagismo

Amigos bonsaístas e seguidores!!
A partir de agora, estreio em mais um campo. Como já diz no blog e é da ciência de muitos, estou me formando em paisagismo.
Resolvi começar uma série de post com dicas de como usar do paisagismo de forma prática, versátil e que traga o principal - a contemplação da natureza!!
Espero que curtam, sigam e comente essa nova empreitada desse espaço dedicado ao verde!!

Para acessar o blog, basta clicar em www.leonardocoutopaisagismo.blogpsot.com ou acessar a guia Paisagismo no topo da postagem, assim como conferir a guia com meus vídeos e em breve com a galeria de minhas árvores!!
Grande abraço a todos,
Leonardo Couto

19 de novembro de 2011

Juníperus na TV - in vídeo

Como prometido aos amigos e seguidores, segue abaixo o vídeo da estilização do bonsai.
Na realidade são dois vídeos pois o programa foi conduzido através de blocos
Vamos ver?!?!
Ahhh, tem o pitequinho que ainda não apareceu por aqui, confiram!!



Grande abraço a todos,
Leonardo Couto

18 de novembro de 2011

Juníperus na TV!!

          Amigos, para quem me acompanha no facebook viu que nesses últimos dias só se falou em minha participação no programa Saúde & Beleza na TV local Luau TV*.
          Foi um sucesso, estilizei um juníperus no ar, foi espontâneo, mesmo sendo rápido, divertido e muito bacana, graças à naturalidade com que a amiga e apresentadora Tatiane Zavolli vem conduzindo o programa.
          Falamos um pouquinho da história do bonsai, levei algumas plantas já conhecidas de vocês que seguem o blog - pinus negro, acerola, o jacaré em cascata, a crássula, a jabuticaba trançada, a caliandra vermelha e o piteco que ainda não apareceu por aqui.
          Como é um programa local, infelizmente muitos dos seguidores e amigos frequentadores não puderam ver, mas já estou providenciando o vídeo do programa para hospedar aqui.
E agora vamos às fotos do antes e depois!!
          Alguns dirão que eu poderia ter feito da principal curva do tronco o ápice, o que compactaria mais a silhueta da planta e aproveitaria o movimento do tronco, contudo, além desse movimento ser muito em cima, acho que ficaria comum e previsível, como sempre digo, gosto do inusitado e inesperado.
          Ainda irei fazer algum movimento de sinuosidade nos galhos para harmonizar melhor com o estilo que optei onde mostra um crescimento livre e natural.
Grande abraço a todos e me digam o que acharam!!
Leonardo Couto

*No site ainda consta como apresentadora Bruna Verly, mas está em processo de atualização para creditar Tatiane Zavolli como nova apresentadora.

15 de novembro de 2011

Atualização Acerola - ela voltou e está florescendo!!

          Amigos, como prometido, aqui está a acerola da postagem do dia 15 de Outubro.
          Ela voltou com força total, folhas reduzidas e com bastante brotação, inclusive fazendo backbudding...
          Ahhhh, e sem esquecer das flores, nas foto é possível ver no ramo à esquerda, mas há outros em desenvolvimento ao longo da planta.
          Futuramente quero colocá-la em um vaso redondo, bem baixinho, com uns 2 a 3 cm de altura,  esmaltado e castanho claro com alguma nuance de marrom.
         Agora é trabalhar refinamento. Que venham os ramos secundários e terciários!!
         Em breve com as frutas!!

Grande abraço a todos,
Leonardo Couto