15 de outubro de 2011

Acerola - comigo desde o início

          Após uma conífera exótica, que tal uma bem tropical e frutífera?!
          A Acerola ou Cereja das Antilhas é um arbusto de até 3 metros de altura que produz frutos deliciosos e riquíssimos em vitamina C, além de ser uma planta rústica, ela possui folhas pequenas e uma floração bela e delicada que antecede a frutificação de frutos vermelhos, arredondados e abundantes.
          Essa planta está comigo a bastante tempo, foi umas das primeiras que comprei naqueles vasinhos de 'mausai'.
          Conforme fui adquirindo conhecimento, aprendi a técnica do escorredor e mamadeira, apliquei e tive resultados bem satisfatórios, hoje a planta já apresenta certa maturidade, já floresceu e frutificou algumas vezes!! 
          Infelizmente não tenho fotos de antes, pois só há alguns meses comecei a registrar com mais afinco a evolução das minhas árvores.
          Durante seu período no escorredor fiz podas sistemáticas para que ele não saísse da silhueta pretendida, uma vez que o crescimento é rápido e a planta emite bastante ramo ladrão.
          Agora, com a primeira estrutura definida e ramos primários com espessura adequada ao que pretendo, começo a ramificação!!
          Vamos às fotos, e assistam também o vídeo que mostra a tridimensionalidade da planta!!
Aqui eu já tinha começado a desfolha quando lembrei de fotografar... rsrs... Eu sempre esqueço!


Aguardo os comentários,
Forte Abraço,
Leonardo Couto

9 de outubro de 2011

Juníperus da Melissa

          Primeiro gostaria de agradecer a todos vocês, leitores do blog pela grenade visitação que venho recebendo, OBRIGADO!! E continuem lendo, dando suas opiniões sobre meus trabalhos, sugerindo novidades, enfim, participem!!

          Bom, agora vamos ao trabalho de hoje!! Esse juníperus eu dei de aniversário a minha prima em 13 de maio, ontem ela o deixou na minha avó para que eu o estilizasse, adubasse e o que mais fosse necessário!!

          Aqui seguem as fotos dele antes, e depois do trabalho!!
Se meus fosse, eu faria uma árvore mais selvagem, mais baixa, atarracada para compensar na pouca espessura do tronco, o segundo ramo à direita na segunda foto, seria meu ápice, e os demais faria um ten jin... Acho que ficaria mais dramático... mas consegui fazer um pequenino jin na lateral direita do tronco!!
Mas como não é meu, acho que a dona vai preferir algo com mais cara de bonsai mesmo!!
Achei que ficou bem agradável, e ao vivo ele ficou bem charmosinho!!
Confiram!!
 
 
 
 
Aqui, com esse cartão podemos ver o tamanho dele!!
Mas fiz vários trabalhos hoje, um piteco, um ficus, um pau ferro... aos poucos vou postando!!
Abraços a todos,
Leonardo Couto

1 de outubro de 2011

Mini orquídea - que espécie será?!.. Já descobri, é uma 'Pholidota Chinensis'

Bom dia amigos!!
Hoje venho mostrar mais uma orquídea que está em florada!!
Ela é muito agradável, tem um cheirinho bem suave e o melhor - é cultivo meu, peguei essa muda quando cabia na ponta do dedo!!
Porém ainda não sei a espécie, caso alguém a conheça, por favor coloca na nos comentários as informações que dispuser!!
Quando a floração acabar, agora que sei que ela floresce em cachos, vou colocá-la em um vaso alto para que fique mais harmonioso.
E aí, o que acharam dela?!
A flor é menor que uma moeda, uma coisa linda, perfeita, e suas sépalas, labelo e pétalas, são brilhantes como que envernizados com Glitter
A formiguinha fazendo seu papel e servindo de modelo para dimensionar a pequenina flor
Comentem!!
Forte abraço,
Leonardo Couto

27 de setembro de 2011

Trança de Jabuticaba

          Como vão amigos bonsaístas?!
          Ontem tive um dia fantástico, fiz o plantio de 5 vasos de orquídeas, além de um ipê, uma quaresmeira, alguns buquês de noiva, e a minha jabuticaba que já pus em vaso bonsai!!
          Na realidade são três plantas que trançadas formaram um único tronco...
          Assim como o pinheiro negro, ela foi vítima da minha ausência de um mês para estudar em São Paulo, pela falta dos meus cuidados e observação diária, uma das plantas secou mais o topo de uma segunda...
          Mas como cada bonsai tem sua história, ela também ficou com a sua marca. 
          Com a retífica e formões trabalhei a madeira morta e transformei em jins, o vaso é do amigo Sami Khozan!
          Com bastante raízes finas, e um substrato caprichado, espero que ela se recupere rápido da desfolha e do transplante!!
          Ela ficou com pouco mais de um palmo e tem duas possíveis frentes...
Vamos às fotos!!
           Essa é a opção de frente que respeita a reverência que o topo faz ao observador... Além de ter ficado muito agradável o movimento de tronco e jins.
          Nessa outra opção, podemos apreciar melhor o contraste da seiva via com a madeira morta, porém o ápice do ramo do meio aparece muito reto...
          Portanto acho que vou deixar com frente a 1ª opção pois é mais estética, dá o mistério da madeira morta que vem de trás para frente e ficou bem mais harmonioso o conjunto em um todo.
Essa é ela algumas horas antes do processo.

Estou aguardando os comentários!!
Abraços a todos,

Leonardo Couto

22 de setembro de 2011

Paisagismo - funcional e estético das cores

Nesses últimos dias estive ausente devido a um projeto, que em parceria com o amigo Thiago Marconi, colocamos em prática, - a KLL MIRANDA, uma revista que fala de moda e comportamento em geral!!

http://www.youblisher.com/p/176804-KLLMIRANDA-01/

Para nós do mundo das árvores, eu assinei uma coluna sobre Paisagismo - o funcional e estético das cores!!

Mas vale a pena conferir todo o resto, pois temos bastante conteúdo!!

É a realização de mais uma meta, e sempre eu além de toda a parte jornalística, ficarei responsável pela coluna sobre paisagismo!!

Aguardem e confiram!!

Ahh, a propósito, em breve minha caliandra que está maravilhosa para vocês verem e comentarem!!
Abraços,
Leonardo Couto

7 de setembro de 2011

Shimpaku em Sokan

          No último domingo, estava à toa e resolvi ir saborear uma truta em Mury, estava maravilhosa - diga-se de passagem, para finalizar aquela tarde agradabilíssima, nada como um passeio pelo horto próximo ao bistrô...
          Chegando lá encontrei essa belezinha de shimpaku, isto é, na hora pensei: - é meu!!
          Dos vários que observei, esse era o mais diferente e que me possibilitava fazer algo novo, um sokan que ainda não tinha feito.
          Hoje, aproveitei a manhã livre e embarquei em sua primeira estilização, e achei que para um primeiro contato com o estilo e alteração da planta o resultado foi bem satisfatório.
          Conforme a planta se desenvolver, algumas correções serão feitas, como melhor definição dos patamares, e esperar o tempo dar força ao novo ápice para que ele engrosse e se destaque do ramo da direita que hoje disputa atenção com ele.
          Outra característica desse bonsai com 12cm é seu nebari com raízes expostas e radiais, apenas cobri um pouco para que elas adquiram um pouco mais de maturidade, mas no transplante pretendo evidenciá-lo.
          Vamos às fotos e ao vídeo para que ele seja visto em perspectiva!!

Antes...
Depois...
Quero saber o que acharam!!
Comentem à vontade!!

Forte abraço,
Leonardo Couto

2 de setembro de 2011

Primavera na Bougainvillea

Cheguei em casa agora e não resisti à belezura que está minha bougainvillea...
Ela tá com as flores tão bonitas, reduzidas e charmosas que tive que trazer aqui para vocês poderem também apreciar!!
Para lembrar de como era essa planta, tem a postagem do dia 28/03 e a do dia 21/04, é só clicar na data e conferir. 
Vale lembrar que tudo que fiz nela foi esse ano, embora alguns não gostem da espécie, não tem como negar sua velocidade de desenvolvimento e recuperação!!
Nessa foto, de hoje, ela já tracionada e com as flores em sua coloração típica.
 Já nessa foto, há alguns dias, as flores ainda amadurecendo e sem a tração.
 
 
 
 
 
 
Espero que tenham gostado, eu sempre fico admirando, contemplando mesmo as minhas plantas...
Principalmente quando elas mudam pelas nossas mãos...
Comentem à vontade!!

Forte abraço,
Leonardo Couto