20 de fevereiro de 2012

Cipreste do Marcos

        Essa planta, a Chamaecyparis Obtusa Nana Gracilis, ou também conhecida como tuia anã, falso cipreste, ou cipreste anão, ou ainda cipreste hinoki, é do amigo e câmera Marcos Gomes, o Marquinhos, do programa Saúde & Beleza o qual venho apresentando o quadro Paisagiem-se semanalmente às quartas-feiras a partir das 8h30 da manhã. Para confeirir os vídeos dos programas, é só clicar aqui, e para conferir as matérias sobre paisagismo, é só vir aqui.
         Essa planta, como qualquer outra conífera, precisa de muito sol, gosta de umidade, mas sem excesso de água e vai bem em nosso clima de altitude como é Nova Friburgo.
       Como pedido do Marcos, fiz a estilização dessa planta em estilo fukinagashi - varrido pelo vento. Conforme a planta for se desenvolvendo, vamos compactando e trabalhando a densificação dela, lembrando que toda parte verde deve pegar sol, com perigo de secar caso não receba luz solar necessária. 
          Seguindo ainda a vontade dele, esta planta permanecerá desse tamanho, aproximadamente 15cm. 
       O próximo passo é colocar a planta na mamadeira sem mexer nas raízes, ela precisa se fortalecer, embora esteja brotando não suportaria uma mudança de vaso e intervenção nas raízes, por isso a mamadeira com matéria orgânica e bem drenante para o raizame fino que virá. E no futuro um vaso redondo e abaulado castanho escuro, acho que ficaria bom.
          Vamos às fotos?!
 

Grande abraço, 
Leonardo Couto

2 comentários: