14 de abril de 2012

Jabuticaba - meu 1º bonsai

          Essa semana fiz mais uma planta, essa é das antigas e aprendi muito com ela a como ter paciência, como observar e ver o tempo que a planta leva para se desenvolver, foi nela que dei as primeiras e tímidas podas de ramos, raminhos diga-se de passagem, quando ela ainda era um jovem 'mausai'... rsrs (uma brincadeirainha brasileira para plantas de gardens)
          Ela tem um valor sentimental duplo, que além de ter sido a primeira planta, foi-me dada por alguém muito especial em uma data especial.
          Eu já apresentei essa planta em outra oportunidade bem aqui.
          Bom, chega de conversa e vamos às fotos!!
 
           Ao longo do tempo ela se desenvolveu bastante, acho que legou muito tempo para chegar até onde está, mas tem sido um bom exercício de paciência.
          Inicialmente tinha pensado em uma semi cascata para seu futuro, mas como seu tronco não tem nada de especial como requer o estilo e é uma espécie que dificilmente se encontra nessa forma, resolvi parti para um shakan, algo inédito em minha humilde coleção.
          Como a jabuticaba tem crescimento lendo, usei da técnica deixar crescer e podar para dar um mínimo de maturidade às ramificações. Agora chegou a hora de começar a refinar seu estilo.
          Quero uma árvore esbelta, esguia, elegante, no estilo das jabuticabeiras que vejo por aqui, muitas das vezes colunares, e para isso, fiz essa poda de seleção e reconstrução para começar a ramificar a árvore e aos poucos adquirir naturalidade. Deixei bastante galho para no futuro ter uma copa bem densa e que na frutificação haja abundância de galhos para e se torne atraente. Ela ainda não frutifica pois é muito nova e nem é híbrida, por isso, frutas só bem lá na frente, mas em contra partida, ela já começa a apresentar algo bem característico da espécie, o descascar do tronco, um espetáculo muito atraente e que mais uma vez justifica a altura da planta.
          Acredito que no final ela fique em torno de 20 a 25cm no máximo, e como a variação dela é da jabuticaba pequena, de folhas e frutos pequenos, terei um shohin bem harmonioso.

          É isso, espero que tenham curtido principalmente pelo valor sentimental que ela possui e também que, nós iniciantes, podemos começar com plantas humildes, trabalhar em cima dela e crescermos juntos, sem as vaidades que infelizmente costumamos ver por aí...

Grande abraço a todos,
Leonardo Couto

13 de abril de 2012

Paisagismo Sustentável


          Galera do bonsai, o post de hoje é sobre essa ideia de usar garrafas pet como comedouro para pássaros livres além de também ser um plantado que pode ornar varandas, árvores, pergolados e caramanchões!!
Em meu blog de paisagismo tem mais detalhes desse comedouro, vejam e aproveitem para seguirem também!!
→ http://www.leonardocoutopaisagismo.blogspot.com.br/
          E na semana que vem, vamos falar do primeiro bonsai que ganhei, uma jabuticaba, que na realidade era um 'mausai' daqueles de vasinho de plástico, e que hoje, após mas um refinamento, começa a dar passos maiores para um futuro melhor. Até lá!!

Abraço a todos,
Leonardo Couto

10 de abril de 2012

Começando uma caliandra rosa

          E seguindo o prometido na última postagem e mantendo o ritmo de trabalho acelerado nesse mês, hoje o assunto é essa esponjinha rosa, planta de facílimo cultivo e adaptabilidade, rústica, graciosa e de um belo espetáculo estando em flor ou não!
          Essa é uma mudinha de semente que mesmo em um escorredor já destruído, veio se desenvolvendo bem em um substrato leve, mas rico que proporcionou uma boa ramificação e um bom desenvolvimento radicular, com fartas raízes finas.
          Na estilização dela foram tirados poucos ramos, busquei diminuir o tamanho através de curvas, dando dinamismo a jovem árvore.
          Estou cada vez mais me encantando pelas árvores de pequeno porte, esse vai ser mais um mini bonsai, que ainda tem um longo caminho, mas que já deu seu 1º passo!!
          Agora é só conferir nas fotos, começando pela frente da árvore, passando pelas laterias e finalizando com as costas da planta.
Vem comigo!!!!
Abraço a todos, e cometem!!
Leonardo Couto

8 de abril de 2012

Envase e refinamento de Shimpaku Shohin

          Olá amigos, Abril pra mim vai ser um mês de trabalho, estou com fome de bonsai e tudo trarei aqui para o blog... rs
          Vamos a mais um trabalho!!!
          Esse shimpaku já é conhecido também, e hoje trago aqui sua atualização e envase. Quem quiser refrescar a memória e saber a história da planta é só clicar na origem e estilização.
          Essa planta ainda tem longo caminho de refinamento, mas isso é com o tempo, e se colocá-lo em um vaso grande, ele vai começar a se desenvolver sem controle e a compactação que eu quero vai fujir do meu controle, então resolvi colocá-lo já em um vaso bonsai de tamanho reduzido para que ele vá se compactando e concentrando suas energias na brotação já existente, e não em outras que podem roubar a força dos ramos mais baixos e também a ideia de como o desejo no futuro.
          Se você clicou lá em cima em origem, viu que eu tinha três projetos para essa planta, o primeiro que muito me agradava mas que não foi possível e os outros dois que hoje são meus motivos de dúvidas, tanta dúvida virou até pesquisa no facebook, mas no final, segui a minha intuição e principalmente i que a planta m indicava, o caminho que ela deveria seguir... e assim foi feito
          Vamos às fotos e ver como a planta mudou, é óbvio, ao resultado da intervenção de hoje!!

Essas são fotos de quando o comprei
Esse foi o resultado do primeiro trabalho



E aqui hoje, a planta antes durante e depois de terminada

Escolhido o projeto 2, uma semi cascata!!
Aqui já plantada, ótimo raizame fino + ótima saúde = vaso menor

Finalizada!! Frente, laterais e costas, mas detalhe para madeira mora. A próxima etapa e abrir um shari do ten-jin até o nebari !!
Oremos...
 
 
Grande abraço a todos, o próximo post é da caliandra rosa que fiz hoje também, posto amanhã!!!
Leonardo Couto


5 de abril de 2012

Alporquia em Ácer Tridente

          Mais uma figura conhecida do blog, o ácer tridente, e se ainda não o conhece ou precisa refrescar a memória, é só se atualizar aqui e conferir seu começo!!
Refrescada a memória, vamos falar sobre essa planta!! O ácer é uma planta belíssima, exótica e uma caducifólia, que por conta disso tem sua coloração modificada no outono e perde as folhas no inverno entrando em dormência, isso quando em regiões de clima frio.
          Meu exemplar possui vários problemas e um deles, a altura. Para resolver esse problema optei por um alporque do topo, que além de diminuir a altura da planta, me gera outra, no caso o shohin motivo desse post.
          Fiz o alporque como manda a regra, descasquei com cuidado a casca, fiz um substrato drenante, mas que retivesse o mínimo de umidade para enraização, hormônio enraizante e paciência... Após seis meses de constante observação, percebi que já havia raízes saindo pelos furos de escoação... Pensei... é hora de agir!!!
Vamos às fotos e ver como foi essa empreitada?!
Pegue sua serra e alicate, seu substrato de qualidade, hormônio enraizante, uma dose de fé e vem comigo!!! rs

          Antes de mais nada, uma desfolha para diminuir a transpiração da planta pelas folhas, afinal em um trabalho desse, em uma planta que suporta essa técnica é bem interessante à ela o seu uso.
          Lembrando que no ácer quando feita a desfolha, deve-se cortar o pecíolo (cabinho da folha) no meio, pois se cortar muito embaixo ou arrancar a folha, a gema dormente na bainha pode vir junto com a folha e levar por água a baixo as possibilidade de brotação e futura ramificação, fica a dica!!!

Para separar o alporque usei uma serrinha pois o caule tem grande calibre que dificulta o corte com tesoura.

          Após separadas as duas plantas, é bom passar a pasta cicatrizante devido a extensão do corte, caso não tenhas, use pasta de dente, pois a função é evitar a proliferação de fungos e bactérias na planta até que ela cicatrize.

          Feita a desfolha é fácil ver que os entrenós estão bem curtos, ótimo para ramificação e consequente compactação da planta, principalmente se tratando de um shohin.

          A grande surpresa veio no momento de colocar a planta em vaso de treinamento... Infelizmente a raiz que eu vi saindo pelos furos era apenas as ramificações de uma única raiz...
          Medo de perder a planta?!?! Sim ou com certeza?!?!
          Mas uma vez separada da planta mãe não há volta, e mesmo observando e esperando o tempo certo o desenvolvimento radicular foi insatisfatório, acontece...

          Mas vamos tentar pois vale à pena!!
          Aqui já colocada em um substrato extremamente fértil e granulado com bastante hormônio enraizante.
          Como a raiz era mínima resolvi diminuir a planta o máximo para que o pouco de raiz fosse suficiente para alimentar os poucos ramos que ficaram.
          Podei, aramei e desenhei sua estrutura inicial, assim como a coloquei em um vaso raso e espaçoso para ajudar no crescimento das raízes. Antes de planta, ainda descasquei a parte do tronco que não criou raiz e espero que no próximo envase, o resultado do crescimento das raízes seja melhor!!!

Abaixo alguns ângulos desse que será um sokan (duplo tronco)

          E para minha alegria, a planta respondeu excelentemente à intervenção, dias depois começou a brotar com vigor, não perdi sequer um raminho ou folha da planta!!
          Agora é deixá-la se recuperar por completo e educar, ramificar, podar e compactar!!! Já vou começar a ministrar de leve aminomix mais bôrra de café nela!!
          Que Deus me ajude quanto ao nebari... os anos dirão!!!
          Seguem fotos de hoje, mais ou menos 10 dias depois do processo!!
 
 
 
 

Grande abraço a todos, comentem e sugiram!!
Leonardo Couto

3 de abril de 2012

Misho de Ficus Retusa em Raiz sobre Rocha (Sekijoju)

Depois de ler essa postagem, você já pode conferir a atualização dessa planta nesse outro post!!          

Olá amigos e seguidores do blog. A postagem de hoje é sobre uma espécie que eu acho linda e cuja beleza podemos ver em extraordinários bonsai na internet.
          Nosso astro é o Fícus Retusa. Uma planta extremamente rústica, imponente, frondosa e de fácil cultivo. Embora na web hajam diversas fotos dessa belíssima árvore, eu quis usar essas duas da foto abaixo por serem as matrizes de meu jovem bonsai proveniente de misho - a semente.
          Essas duas gigantes fizeram parte da minha infância, elas ficam em um amplo espaço onde aprendi a andar de bicicleta em frente à Fábrica Ypú, que no início do século passado teve sua glória, mas infelizmente faliu.
          Sempre as admirei, e agora no mundo bonsai, tive que pegar suas sementes e tentar a sorte!! Felizmente deu super certo, o fruto preto arroxeado do tamanho de um amendoim possui dezenas de sementes, destas quase uma dezena brotou, e desta dezena separei quatro para fazer bonsai, as outras mudas dei, uma delas para minha mãe.
          E hoje venho mostrar o resultado parcial de um, desde a semente.
          Essa planta venho preparando para fazer o estilo raiz sobre rocha (sekijoju) e por isso a plantei em uma garrafa pet para que suas raízes ao invés de crescerem na horizontal, fossem se aprofundando, e ficando compridas para possibilitar o futuro trabalho. Antes é claro, tive que cortar a pivotante, que como verão nas fotos era bem forte e grossa, tomei um susto na hora do reenvase.
          Após crescimento livre na garrafa pet, chegou a hora de começar a trabalhar.( Por um acidente digital não tenho fotos dela na garrafa pet) E esse trabalho foi feio no programa que participo com um quadro sobre paisagismo, mas que sempre que posso dedico ao bonsai também. (Em breve postarei o vídeo que mostra ela na garrafa e bem crescida, logo, logo que disponibilizado) 
          Após desfolha, chegou a hora de analisar as raízes, envolvê-la na pedra e embrulhar com a câmera de pneu de bicicleta, que segundo o amigo Luciano Benyakob, promove calor e acelera o crescimento da massa radicular.
          Concluído o processo, parti para a aramação e primeiro esboço do futuro. Cheguei a uma semi cascata que achei bem charmosa para uma planta tão nova. Agora é esperar o tempo, investir em adubação, deixar a planta encorpar e ramificar para dar um belo e compacto shohin. 
          Vamos as fotos de como a planta está hoje e de como tudo começou!! E já, já atualização, pois ela está brotando vigorosamente em todos os ramos!!


Grande abraço em todos e até o próximo post!!
Leonardo Couto