14 de abril de 2012

Jabuticaba - meu 1º bonsai

          Essa semana fiz mais uma planta, essa é das antigas e aprendi muito com ela a como ter paciência, como observar e ver o tempo que a planta leva para se desenvolver, foi nela que dei as primeiras e tímidas podas de ramos, raminhos diga-se de passagem, quando ela ainda era um jovem 'mausai'... rsrs (uma brincadeirainha brasileira para plantas de gardens)
          Ela tem um valor sentimental duplo, que além de ter sido a primeira planta, foi-me dada por alguém muito especial em uma data especial.
          Eu já apresentei essa planta em outra oportunidade bem aqui.
          Bom, chega de conversa e vamos às fotos!!
 
           Ao longo do tempo ela se desenvolveu bastante, acho que legou muito tempo para chegar até onde está, mas tem sido um bom exercício de paciência.
          Inicialmente tinha pensado em uma semi cascata para seu futuro, mas como seu tronco não tem nada de especial como requer o estilo e é uma espécie que dificilmente se encontra nessa forma, resolvi parti para um shakan, algo inédito em minha humilde coleção.
          Como a jabuticaba tem crescimento lendo, usei da técnica deixar crescer e podar para dar um mínimo de maturidade às ramificações. Agora chegou a hora de começar a refinar seu estilo.
          Quero uma árvore esbelta, esguia, elegante, no estilo das jabuticabeiras que vejo por aqui, muitas das vezes colunares, e para isso, fiz essa poda de seleção e reconstrução para começar a ramificar a árvore e aos poucos adquirir naturalidade. Deixei bastante galho para no futuro ter uma copa bem densa e que na frutificação haja abundância de galhos para e se torne atraente. Ela ainda não frutifica pois é muito nova e nem é híbrida, por isso, frutas só bem lá na frente, mas em contra partida, ela já começa a apresentar algo bem característico da espécie, o descascar do tronco, um espetáculo muito atraente e que mais uma vez justifica a altura da planta.
          Acredito que no final ela fique em torno de 20 a 25cm no máximo, e como a variação dela é da jabuticaba pequena, de folhas e frutos pequenos, terei um shohin bem harmonioso.

          É isso, espero que tenham curtido principalmente pelo valor sentimental que ela possui e também que, nós iniciantes, podemos começar com plantas humildes, trabalhar em cima dela e crescermos juntos, sem as vaidades que infelizmente costumamos ver por aí...

Grande abraço a todos,
Leonardo Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário