17 de fevereiro de 2012

Tuia stricta à moda alpina

Antes de mais nada, espero que todos tenham tido um início de ano muito bom e que a energia esteja a mil, afinal estamos entrando no carnaval!!!
Eu como não vou pular, resolvi dar meus pulos em algo desafiador:  a estilização de uma Tuia Stricta ou conhecida também com Cipreste de Florença.

Trabalhar essa planta foi desafiador devido a grande densidade de sua copa que tinha visão zero das possibilidades de desenho, não tinha como ver por onde começar, que tipo de estrutura seguir, qual a linha de tronco melhor... e demais premissas. Se já não bastasse a visibilidade nula da planta, ainda tinha o inconveniente da dureza de suas agulhas, que duras e finas espetavam ardidamente qualquer parte do corpo que as tocasse.

Mas desafio criado, o negócio foi meter a mão na massa e ver por onde começar.
Uma coisa eu tinha certa, queria uma planta com a cara dos Alpes, esguia, madeira morta e patamares definidos.

Dessa forma os galhos mais baixo foram logo descartados, assim como os do topo para a realização dos ten-jins. Eliminados os muito baixos e os muito altos, chegou a hora de analisar quais ficariam para crias os patamares verdes.
Como a árvore nesse estilo tem seus galhos em ângulos próximos dos 45º de inclinação perante ao tronco principal em direção ao solo, logo iríamos aproveitar os ramos mais altos, para então baixá-los à posição pretendida. Assim sendo mais galhos baixos foram removidos.
A partir daí começamos a vislumbrar um caminho para a árvore. A existência de dois ramos bem desenvolvidos e verticalizados fez com que eu optasse pela utilização de amos, fazendo referência ao estilo sokan, porém com início mais a cima da base do tronco, tronco este com bastante presença de jins que serão trabalhados ao longo do tempo.

Para aramação deixei a planta dois dias sem rega, o que fez com que ela ficasse mais maleável para dobragem, foi um processo até bem mais fácil do que eu imaginava, e fui preenchendo os espaços de acordo com o que eu desejo de área verde!!
Agora é deixar compactar e se recuperar, pretendo que essa árvore fique com 30cm em um vaso castanho quadrado de bordas masculinas!!


Fiquem com um rápido antes e depois e o vídeo mostrando todos os lados!!!
Até o próximo post!!
Aguardo os comentários,
Forte abraço,

Leonardo Couto


4 comentários:

  1. Ótima estilização, gostei do trabalho de madeira morta!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Douglas, foi meu primeiro trabalho nesse estilo...
    Foi bem difícil, mas no final também gostei...
    E ainda tem muito trabalho pela frente!!!
    E vou fazer com todo prazer e orgulho!!!
    Forte abraço!!
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Leo, ficou ótimo.
    Não deixe de proteger a madeira morta, pois fiz num shimpaku e parece que apodreceu....

    ResponderExcluir
  4. Valeu Bruno!!
    Sim, sim!! É legal passar liquido jin assim na hora, protegendo a parte que começa a casca da parte viva, repitir uma semana depois, depois um mês, seis meses, e um ano!!
    Ou mais vezes se quiser deixar bem branquinho!!
    Quero comprar um outro liquido da Kaizen bonsai... mas sai caro pois é dos EUA...
    Mas enfim!!
    Grande abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir