Domingo chuvoso, estou trabalhando...
A única forma de "mexer" em meus bonsai vai ser através de fotos!!
Essa é uma caliandra tweeddi, ou comumente chamada esponjinha.
É uma planta de uma rusticidade impressionante, para pleno sol e adora adubação orgânica, quanto mais você "judia", mais ela responde.
O meu exemplar comprei há uns três anos naqueles sacos de plástico preto no horto do seu Namizo com galhos para todos os cantos, alguns podei na hora para facilitar o transporte (de ônibus) e fui buscando o desenho da planta.
Com o passar dos meses - é uma planta de crescimento rápido - novamente os galhos, finos e longos se abundavam. Foi quando resolvi colocar em um vaso de cimento para treinamento e fazer algumas podas e aramação.
Já disse que quanto mais "judiada" mais ela responde, pois no último transplante em Agosto, tirei de 70% a 80% de suas raízes, fiz consciente do risco, pois retirei muitas raízes grossas que sustentavam raízes finas, além de ter desfolhado por completo para diminuir a transpiração. Já no vaso, coloquei enraizador por uma semana.
Embora ela tenha demorado cerca de um mês para começar a dar sinal de recuperação, para minha surpresa ela emitiu apenas flores, foram quase 100 botões de flor.
Essa variedade é ingrata, pois não floresce ao mesmo tempo que a rosa, parece que só para contrariar, ela abre uma flor por vez, mas devido a grande quantidade e a simultaneidade de brotação, eu tinha pelo menos 3 flores por dia abertas juntas, em um dia cheguei a ter 10.
Todo dia eu tirava foto dela para poder retratar aqui no blog, levei à rua para mostrar aos amigos pois ela virou um espetáculo, as pessoas paravam na rua para perguntar se era de verdade...
Uma planta que só tinha flores, botões e mais botões... Acho que devido ao perrengue que a planta passou, suas flores vieram com o pecíolo reduzido como podem ver nas fotos, além de algumas flores também terem vindo diminutas.
Após a florada que durou praticamente um mês, começaram a vir as folhas, com tamanho também reduzido, e agora na foto abaixo é como ela está.
Tenho feito adubação orgânica nela com torta de mamona e aminomix em poucas quantidades, porém frequentes.
A parte de cima ainda precisa encher um pouco mais, e agora um trabalho de ramificação secundária começará a ser feito, além de melhor definição da copa. Alguns trabalhos de madeira morta também serão conduzidos em jin, uro e shari. O nebari já começou a aparecer, creio que no próximo transplante possa evidenciar um pouco mais, e será bem natural e condizente com a planta: simples e elegante. Quanto à frente do vaso, mais uma vez esqueci de conferir, não é a primeira, nem segunda e muito menos a última vez que erro, faz parte da jornada do aprendizado!!
Na aramação, além de baixar os ramos procurei dar movimento e curvas para não ficar tão reto e um conjunto monótono devido à altura da planta e à falta de movimento no tronco. E também pois quis tentar encurtar os ramos através de aramação, e não apenas poda - mais um aprendizado!!
Agora é pensar na compactação + equilíbrio e talvez daqui a um ano ou no verão, em Janeiro de 2013 colocá-la em um vaso mais claro, redondo ou sextavado.
Acompanhem a baixo como a planta está hoje, e como ela estava há pouco mais de 6 meses!!
Aguardo a opinião de vocês!!Um forte abraço a todos,
Leonardo Couto
Muito legal a evolução !!
ResponderExcluirEstou a procura da minha esponjinha .....
Olá Bruno!!
ResponderExcluirEu também estou à procura, só que de uma rosa...
Ela floresce junto, tem as folhas e flores menores... é mais fácil de conduzir...
Abraços e boa sorte pra gente nessa busca!!
^^
Leonardo, muito linda a sua esponjinha!
ResponderExcluirComprei algumas mudas pequenas de R$1,00 num horto e logo logo vou transplantá-las para escorredores e depois começar os trabalhos!
Bom saber que elas são robustas e gostam de ser judiadas heheheh
Ta de parabens ela está com um movimento legal de galhos e a floração é linda d+!
Abração!!!
E aí Rafael!! Tudo beleza?!
ResponderExcluirBom, isso é verdade, ela gosta de ser 'judiada', mas com cuidado.. rsrs..
Observe a planta e veja até onde ela pode ir!!
Mudinhas mais novas geralmente são mais sensíveis, assim como plantas idosas..
Eu estou procurando uma rosa agora, ela é mais generosa, estou esperando uma grande que tem aqui na cidade terminar a florada para eu pegar algumas sementes e fazer misho, assim como o piteco.
Mostre suas mudas, dependendo já é possível dar o primeiro movimento de tronco!!
Abraços!!
Olá, Leonardo!
ResponderExcluirAdorei sua planta.
Eu moro em Barreiras, Oeste da Bahia, no Cerrado. A Calliandra é a flor do cerrado e também o nome de meu escritório de consultoria ambiental em parceria com minha sócia Manuela.
Aqui temos muitas Calliandras, mas nativas e difíceis de cultivar, pois são extremamente rústicas e difíceis de se adaptar a solos cultivados.
Como poderíamos adquirir uma muda dessas de horto que, certamente, são menos "brutas" e mais facilmente cultiváveis.
Amaríamos imensamente ter uma em nosso escritório!
Obrigada desde já.
Rosângela Schettini Knupp.
Olá Rosângela, desculpe a demora na resposta... é a vida corrida que me ausentou um pouco do blog...
ExcluirBom, a caliandra variantes vermelha, rosa ou branca, você normalmente acha em gardens, mas como aí está difícil de achar, te aconselho o site da Ideal Bonsai que possui diversas espécies e entrega tudo muito direitinho!!
Segue o site → http://www.idealbonsai.com.br/
Forte abraço,
Leonardo Couto
Opa. Qual seu email ? Gostaria de lhe pedir uma dica.
ResponderExcluirOlá Cristhian, tudo bem?
ExcluirEntão, ali na guia perfil tem meus contatos, mas de qualquer forma é leocouto29@bol.com.br
Abraço